quinta-feira, outubro 20

Agricultores ameaçam interditar BR-304

Ipanguaçu - Dezenas de agricultores do município de Ipanguaçu se reuniram em uma manifestação na manhã desta quarta-feira (19) para cobrar do Governo do Estado medidas urgentes para a recuperação do canal do Pataxó, que abastece o rio de mesmo nome com água oriunda da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Itajá.
O protesto se iniciou nas proximidades da comporta do reservatório. Mesmo contendo atualmente quase 90% de seu volume máximo, a barragem não está sendo suficiente para evitar a seca do Rio Pataxó. Muito de sua água se perde pelo caminho no canal do Pataxó, que está com a estrutura danificada em diversos pontos, prejudicando, especialmente, os pequenos produtores ipanguaçuenses. É grande o desperdício do precioso líquido.
O agricultor João Batista Gomes, do alto de seus 62 anos de idade, disse jamais ter presenciado uma seca tão grande no rio quanto à atual. Ele teme perder toda a sua plantação de milho caso a situação não seja resolvida dentro das próximas duas semanas. "Plantei 1 hectare de milho. É pouco, mas sobrevivo disso. Agora, meu medo é perder tudo, pois a água está acabando e só dá para aguar por uns dois dias. Precisamos que façam alguma coisa. E rápido! Caso contrário, só Deus salva", afirmou, apreensivo.
A situação é mesmo alarmante, especialmente na altura das comunidades de Pau de Jucá, Picada e Itú, onde o nível da água está muito baixo. Em alguns locais já é possível ver o leito do rio. Se o problema não for resolvido em breve, deverá haver ainda a morte de peixes.
Os agricultores presentes à manifestação, que ocorreu de forma pacífica, ameaçam interditar a BR-304 caso o Governo não tome alguma providência.
Enquanto aguarda resposta do Governo ao ofício nº 116, enviado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos no último dia 30 de setembro, a Prefeitura de Ipanguaçu montará uma estratégia com carros-pipas para abastecer algumas famílias nas comunidades em que a situação for mais crítica, dentro das possibilidades financeiras do executivo municipal.
Recursos para desobstruir rio ainda não foram liberados
Ipanguaçu - O rio Pataxó passa por duas situações. Se de um lado está seco, ao ponto de os trabalhadores rurais ameaçarem interditar a BR 304, do outro impõe medo à cidade, por estar obstruído e provocar a inundação da área urbana e também das áreas rurais. Os agricultores desta região do rio também ameaçam se mobilizar interditando rodovias.
Este trecho do rio Pataxó já inundou a cidade em 2004, 2008, 2009 e 2011. Para não inundar mais a cidade, é preciso desobstruir o leito do rio e construir um dique de proteção da cidade. O custo total desta obra é de quase R$ 30 milhões. A primeira parte é desobstruir o rio, num trecho de 10km, e esta obra está orçada em aproximadamente R$ 7,3 milhões.
Os recursos já foram assegurados no Ministério da Integração Nacional, mas não foram liberados. Ontem, o prefeito Leonardo Oliveira estava em Brasília (DF), procurando informação quanto à liberação dos recursos. Disse que iria pedir ajuda da deputada federal Fátima Bezerra para agilizar a liberação, considerando a urgência da obra.
"O convênio entre os governos Federal e Estadual já foi assinado. Na capital federal, eu e a deputada Fátima Bezerra buscaremos que essa obra seja iniciada o mais rapidamente possível. Ipanguaçu não pode esperar. Serei incansável nessa luta, pois reconheço o tamanho da importância dela na geração de emprego e renda de nosso município e da segurança que representará para as famílias ipanguaçuenses. Queremos ver esse transtorno ter um fim o mais breve possível", afirmou o prefeito.
Durante o "inverno" deste ano, mais de 160 famílias ficaram desabrigadas. As águas atingiram cinco bairros: Maria Romana, Ubarana, Manoel Bonifácio, Frei Damião e Pinheirão. Na zona rural, treze localidades ficaram isoladas, só sendo possível o acesso através de canoas: Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Base Física, Lagoa de Pedra, Itu, Picada, Porto, Salinas, Deus nos Guie, Sacramentinho e Pau de Jucá
.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário