quarta-feira, outubro 19

Agricultores realizam protesto pelo Pataxó

Ipanguaçu - Após enfrentarem as cheias do Rio Pataxó no primeiro semestre, os agricultores do município de Ipanguaçu vivenciam agora um momento de escassez de água no rio. O problema é que o canal do Pataxó, duto que leva água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá, para o rio Pataxó, em Ipanguaçu, está com a estrutura danificada em diversos pontos, prejudicando, especialmente, os pequenos produtores ipanguaçuenses.
Em alguns pontos, o Rio Pataxó já secou. O quadro é mais crítico na altura das comunidades de Pau de Jucá, Picada e Itú, onde o nível da água do Pataxó está muito baixo. Para o agricultor Antônio Humberto de Alcântara, conhecido como Iné, se o problema não for resolvido pode trazer, muito em breve, sérios prejuízos para ele e inúmeros agricultores do município.
"Com as rachaduras e uns canos que colocaram lá a água está chegando fraca no rio, fazendo com que o rio fique mais raso. Desse jeito não dá para aguar a nossa plantação e podemos perder tudo", afirma. Os canos a que se refere o agricultor foram colocados no canal quando parte de sua parede de alvenaria cedeu. Acontece que os canos comportam um volume de água bem menor.
Ciente do problema, a Prefeitura de Ipanguaçu enviou o oficio nº 116 à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no último dia 30 de setembro. O documento informa a situação do canal do Pataxó e solicita sua recuperação à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e
Recursos Hídricos (SEMARH). Até o momento, o Governo do RN não se manifestou.
Na intenção de se fazerem ouvir pelo governo estadual, agricultores prometem realizar uma mobilização na manhã de hoje, por volta das 8h30, partindo da cidade de Itajá, dos arredores da comporta da Barragem, em direção à Ipanguaçu. O canal tem várias rachaduras e perde muita água. Outro problema observado são carros-pipas retirando água do canal.
"Essas obra é responsabilidade do Governo do Estado e precisamos que ele faça alguma coisa logo, para que isso seja solucionado. Já sofremos no inverno com o grande volume de água e agora por falta dela, isso não pode acontecer", conclui Antônio Humberto de Alcântara (Iné), lembrando que há poucos anos parte do canal desabou, em Itajá, e interrompeu a transferência de água.
Ao invés de reconstruir o canal, o Governo do Estado colocou tubos, porém a transferência de água com estes tubos é bem inferior do que acontecia antes. Além de abastecer o rio Pataxó, o canal também abastece a adutora Sertão Central Cabugi, que abastece mais de uma dezena de cidades da região Central.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário