terça-feira, outubro 18

 ALTO DO RODRIGUES

Retrato de uma administração desastrosa.

Antigamente, aqui era uma praça chamada de "praça dos moto taxis". Local simples, sem muitos adereços, mas as pessoas costumavam, à noite, tomarem uma brisa depois do jantar para se refrescarem. Colocar as crianças para correr, para brincar de bola, de carrinhos e até andar de bicicleta. Tudo isso, enquanto os pais papeavam com os amigos e vizinhos.

A iluminação era boa e a limpeza era sempre feita. Hoje a praça se encontra intransitável, areia, mato e sem bancos. Tudo isso, a invenção de mexer no que tava quieto, uma tal, que vive na boca dessa gestão, de REVITALIZAÇÃO. Revitalização daqui, revitalização dali e nada fica pronto.

Às vezes, como dizia o ditado popular, "as pessoas querem fazer um giro e acabam fazendo um giral", ainda, "querem abraçar o mundo com as pernas". É melhor o simples eficiente do que o sofisticado e não atender a necessidade, não ser útil. É melhor começar com os pés no chão, mas com a certeza que se vai terminar o que começou.

Parece que, no afã de mostrar qualidade naquilo que faz, essa administração acaba fazendo o desnecessário, gastando dinheiro à toa.

A antiga gestão era rotulada, por eles, de obsoleta, ultrapassada e sem visão empreendedora. É melhor comer o feijão com arroz e a mistura todo dia do que gastar o dinheiro com comida cara e luxuosa e passar o mês sem ter o que comer. Essa era a filosofia do antigo gestor.

É bem verdade que seus secretários e assessores, alguns deles, eram pessoas ultrapassadas e sem visão, que só usufruíam da prefeitura. É verdade. Mas, não pode tirar o mérito de que Abelardo foi e é um excelente gestor. Mesmo com alguns secretários ineficientes e sanguessugas, Abelardo conseguia fazer uma ótima administração. As contas eram equilibradas (entradas/saídas).
Com ele, a economia na cidade ia de vento em polpa e ainda conseguia ajudar muita gente. Havia investimentos em saúde, educação, esporte, cultura e etc.

Já o atual gestor, um bem sucedido empresário na cidade, que, como um alquimista, tudo que ele toca, no meio empresarial, vira ouro. No entanto, enquanto gestor público, o homem se mostrou um desastre. Abelardo sempre foi um líder carismático, ja atual prefeito só consegue conquistar a antipatia de sua equipe.

É comum ver e ouvir alguns dos seus secretários se queixarem de como é difícil e estão suportando trabalhar com o prefeito. Houve secretário que até já pediu demissão. Já na outra administração havia um espírito de equipe e todos tinham admiração pelo seu líder. Agora, é cada um por sí e o prefeito decide tudo e manda em todos.

Na verdade, eles estão apenas sobrevivendo na prefeitura. É um patrão e não passa disso. Ele não conseguiu se desvencilhar do seu perfil de dono de loja, do local que não deveria ter saído nunca.

Falta muito para o atual gestor ser um político, por enquanto ele é alguém que tem prestígio e, acima de tudo dinheiro e vai realizando o seu sonho, o seu capricho de mandar, de ter o poder, de brincar de ser o prefeito da cidade, de representar, e muito mal, o papel de um político de sucesso. Ao contrário, Abelardo é nato, tem vocação política, tem perfil político, pensa politicamente, é inteligente e sabe liderar.

Muitas águas ainda vão rolar daqui para 2012, obras maquiagem vão aparecer do nada, só não sei se terminam. Tudo para tentar comprar o povo, só não sei se o povo vai se vender. É claro que toda política tem lados. Haverá aqueles que não arredarão o pé do lado do prefeito, sejam por amizade, favores, problemas pessoas com Abelardo. Em fim, uma série de fatores.

Mas, existe o outro lado também. O lado dos que acreditaram e se decepcionaram, o lado daqueles que nunca se enganaram, o lado daqueles que foram traídos, o lado daqueles que puderam comparar. Entre outras coisas.

Política é assim, uma caixinha de surpresa, hoje se estar por cima, amanhã pode se estar por baixo. Essa é minha opinião. Não concorda? Crie o seu espaço ou faça um comentário nesse blog, garanto que publico.

 
Do blog: Parabéns para o (a) novo (a) blogueiro (a). O povo que está sofrendo com esse desastroso governo (des)fazendo acontecer é quem agradece pela excelente texto.
 
Fonte: Alto Noticias 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário