sábado, outubro 15

Pároco de Carnaubais ressalta esforço para soerguer programação sociocultural da festa de padroeira
 
Carnaubais - Está em curso todo um esforço por parte da paróquia de Santa Luzia, em Carnaubais, região do Vale do Açu, a fim de resgatar a agenda sociocultural da festa da padroeira, no mês de dezembro. À frente de tal ofensiva está o vigário da paróquia, padre Antônio Marinho da Silva Neto. "Desde o mês de agosto que a gente está neste espírito de preparação para a festa de Santa Luzia", registrou o sacerdote católico. O religioso considera de extrema importância que os festejos possam ser enriquecidos tanto na parte religiosa quanto no aspecto sociocultural.
Com este objetivo o padre Antônio Marinho já vem mantendo uma série de contatos. Sua expectativa é que o projeto de revitalização do programa sociocultural da festa sensibilize os representantes dos mais distintos segmentos produtivos de Carnaubais e vizinhança. E já existe o comprometimento de alguns setores no sentido de se irmanar à proposta de engrandecer a festa da padroeira do município. A prefeitura já se solidarizou e apoiará a celebração, segundo informação prestada pelo secretário de Turismo e Cultura, Carlos Augusto Pereira.
O setor empresarial local também demonstra interesse em se associar. "Já tive uma conversa com o padre Antônio Marinho e disse que estava totalmente à disposição para termos uma grande festa de Santa Luzia", enfatizou o empresário Dinarte Vieira Diniz, proprietário de um estabelecimento de comercialização de combustíveis e derivados. Enquanto cuida da preparação para que os festejos de Santa Luzia sejam mais pujantes e não se limite apenas ao cronograma religioso, o padre Antônio Marinho envolve-se na peregrinação da imagem da padroeira. 
Sequência
O calendário foi aberto dia 1º de setembro na cidade do Assú. Este roteiro vai ter prosseguimento até o dia 26 de novembro. Às 18h deste sábado, 15 de outubro, a imagem peregrina de Santa Luzia se deslocará desde a comunidade rural de Logradouro até o município de Porto do Mangue, onde será recepcionada por volta das 19h30. A imagem da santa permanecerá em Porto do Mangue até o dia 22 deste mês, quando seguirá para o distrito pesqueiro de Rosado. A etapa posterior será na comunidade litorânea de Pedra Grande e, finalmente, no distrito de Ponta do Mel. A imagem regressará à igreja matriz no dia 26 de novembro. O programa oficial da festa se verificará de 3 a 13 de dezembro.

Pároco Antônio Marinho
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário