sábado, outubro 22

Retomada de plantio de algodão no Estado será tema de audiência pública hoje na cidade de Angicos
 
ANGICOS - Por iniciativa do senador Garibaldi Alves (PMDB), pai do senador licenciado e atual ministro da Previdência, Garibaldi Filho, da mesma legenda, será promovida neste sábado, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Angicos, região Central do Estado, uma audiência pública sobre a retomada do plantio de algodão no Rio Grande do Norte.
A audiência contará com a presença do chefe-geral do Núcleo Algodão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede em Campina Grande, Paraíba, o pesquisador José Napoleão Beltrão.
O pesquisador apresentará as propostas da unidade para a formulação de uma política de revitalização da cultura algodoeira no Estado. A audiência ocorre dentro da programação de comemoração pelos 75 anos de emancipação política de Angicos. O senador Garibaldi Alves reuniu-se no dia 16 de setembro passado com técnicos da Embrapa-Algodão, para discutir a possibilidade da retomada do plantio do algodão no Rio Grande do Norte. A reunião foi com os especialistas que compõem o Centro Nacional de Pesquisa de Algodão (CNPA).
Garibaldi Alves disse, durante pronunciamento no Senado, que a intenção foi discutir e planejar ações concretas, o que será mais um passo na luta parlamentar dele de devolver ao Estado a retomada econômica da agricultura algodoeira. O senador destacou que a procura pela Embrapa se deve ao fato de que este é o órgão que mantém ativas as pesquisas de novas tecnologias mais eficientes no combate às pragas que, no passado, dizimaram as plantações de algodão, inclusive no Rio Grande do Norte.
Também em pronunciamento, Garibaldi Alves explicou que sua preocupação com essa causa insere-se dentro de uma das prioridades de seu mandato, "que é viabilizar economicamente e financeiramente a produção agrícola, em especial do algodão, cultura que valorizou em muito a região do Estado". Esclareceu que tal preocupação não é simplesmente pelo lado financeiro, mas, principalmente, pelo aspecto social e humano, com a intenção de recuperar ainda mais a dignidade do cidadão potiguar pelo suor do seu trabalho. 
EXPECTATIVAEle explicou ainda que, além da Embrapa, vai procurar outros órgãos e entidades que possam contribuir com este trabalho. O senador disse que pretende somar seu esforço pessoal com as iniciativas dos demais órgãos governamentais para a médio e longo prazo tornar a lavoura do algodão mais produtiva e, assim, ter condições de concorrer de forma mais significativa no mercado nacional e internacional. Em algumas cidades do interior do Estado o projeto de revitalização da cultura algodoeira já vem sendo discutido. A experiência vem sendo trabalhada em municípios como Assú, Carnaubais, Afonso Bezerra e Ipanguaçu..

Fonte: O Mossoroense


Nenhum comentário:

Postar um comentário