quinta-feira, novembro 24


Contrato será assinado na próxima sexta
Assú - Na próxima sexta-feira, o Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Petrobras assinam contrato para construir e equipar o Teatro Municipal Pedro Amorim, em Assú. Esse investimento vem sendo bandeira de luta dos artistas do município há décadas. Será construído e instalado no antigo casarão por trás da Igreja de São Sebastião, no Centro.
O investimento total passa de R$ 1,2 milhão. Parte dos recursos será da Petrobras, que em contrapartida terá renúncia fiscal por parte do Governo do Estado. A solenidade de assinatura terá início às 14h30, no Plenário da Câmara Municipal, inclusive com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, prefeito Ivan Junior e do gerente geral da Unidade de Operação, Exploração e Produção da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, Joelson Falcão Mendes.

A expectativa é que a recuperação predial do teatro (será preservada toda a estrutura original do prédio por fora. As partes já destruídas serão reconstruídas. A parte interna do teatro será todo modernizada. Conforme Ivan Junior, a parceria permitirá a criação das condições técnicas adequadas para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, beneficiando toda a população de Assú e dos municípios vizinhos.
Além desse casarão que será restaurado e transformado no Teatro Municipal, existem outros 35 casarões, todos do período colonial em Assú, precisando de reparos e manutenção. Havia mais de 100, mas não resistiram ao tempo e à falta de manutenção. Muitos foram destruídos pelos proprietários para construir casas novas e estabelecimentos comerciais.
Outro casarão recuperado pelo Governo do Estado em Assú foi o Casarão Sobrado da Baronesa, que fica quase em frente à Igreja de São João Batista. Neste caso, a idéia era transformar a estrutura numa casa de cultura, mas nunca funcionou adequadamente. Atualmente a Prefeitura assumiu e está desenvolvendo atividades culturais no lugar.
A proposta do coordenador cultural da Prefeitura de Assú, o artista plástico Gilvan Lopes, é conseguir apoio para preservar todos os casarões do município, que guardam muito da história do surgimento do Vale do Açu no período colonial.





Fonte: Jornal de Fato






  



Nenhum comentário:

Postar um comentário