sexta-feira, novembro 25

Corrupção: A origem da riqueza de muitos dos nossos políticos, gestores e empresários


Analisando os vários esquemas de corrupção e desvio de dinheiro público, começamos a entender a origem da riqueza de muitos dos nossos políticos e empresários.

Tem neguinho aí que num tempo não muito distante não tinha quase nada em termos de bens e patrimônio. 

De repente essas pessoas se tornam “poderosas”, com patrimônio avaliado em milhões, como num passo de mágica.

E a gente começa a perceber que a origem dessa riqueza não é o trabalho suado, para ganhar o pão de cada dia, como faz a grande maioria dos brasileiros.

A origem dessa riqueza toda é a corrupção, o desvio do dinheiro público, o tráfico de influência, o lobby e toda uma rede envolvendo corruptores e corruptíveis. 

É uma realidade triste, que causa revolta e indignação aos homens e mulheres de bem, que trabalham dignamente para sustentar a sim próprio e suas famílias.

Enquanto isso, os serviços públicos como saúde, educação e segurança funcionam precariamente. 

Será que esses políticos e essas pessoas que recebem propina, que desviam verba pública, que corrompem e são corrompidos, não têm um pingo de vergonha na cara? Um tiquinho de remorso?

Será que essas pessoas dormem bem, conseguem olhar para os seus filhos de cabeça erguida e coração tranquilo? 

É muito triste tudo isso. Confesso a minha indignação com toda essa podridão. 

A corrupção é um câncer que deve ser extirpado de todos os setores da sociedade. A população tem o dever moral de combater este mal.

Diariamente convivemos com escândalos que envolvem desvio de verbas públicas e tantas outras condutas ilícitas que depõem contra os princípios da administração pública que são: transparência, moralidade e impessoalidade.

A palavra “desvio de verba” é termo usado para amenizar o impacto causado perante a população. Mas na realidade isto significa mesmo é “roubar”, "apropriar-se", "enriquecer" à custa do dinheiro público.

O pior é que os envolvidos nessa terrível rede de corrupção ainda têm a cara de pau de negar tudo, de se fazer de vítima, como se o povo fosse burro e otário.

É isso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário