sexta-feira, dezembro 23

CULTURA

Lançamento do livro de Deífilo Gurgel é adiado

O folclorista Deífilo Gurgel dedicou quinze anos à pesquisa para o livro Romanceiro Potiguar.
O folclorista Deífilo Gurgel dedicou quinze anos à pesquisa para o livro Romanceiro Potiguar

Dez anos de pesquisa, 300 romances registrados entre 1985 e 1995, com algumas atualizações nos anos seguintes, mais de 100 entrevistas realizadas e quinze anos para organizar todo material até deixar pronto para publicação. Esses são os principais números de "Romanceiro Potiguar", obra que traduz o tamanho da dedicação do poeta e folclorista Deífilo Gurgel. O livro está pronto, foi impresso com apoio  da Fundação José Augusto, mas o lançamento ainda está sem data definida. Inicialmente agendado para acontecer neste próximo dia 21 (quarta-feira) no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado, junto com outras publicações como a nova edição da revista Preá, o lançamento depende agora de um posicionamento da família do autor.
"Pensamos na possibilidade de lançar o livro no dia 6 de janeiro, dia de Santos Reis, uma data contextualizada com as manifestações de cultura popular, tema do livro", disse o jornalista e escritor Tarcísio Gurgel, irmão do autor. "Seria um momento oportuno, pois poderíamos contar com a participação de grupos desse universo popular", garante.

A mudança nos planos esbarra em uma série de questões, entre elas o estado de saúde delicado do próprio Deífilo - ontem, quando a reportagem do VIVER ligou para a casa dele, o folclorista estava descansando e aguardava a visita de um médico. No começo da noite, Deífilo conversou com a reportagem e disse que está com a "boneca do livro em mãos, para a última revisão". Também adiantou que o prefácio está pronto e foi escrito por Paulo de Tarso Correia de Melo.

Segundo a assessoria de imprensa da FJA, a primeira opção para lançar "Romanceiro Potiguar" era promover um cortejo com grupos de cultura popular em frente a casa de Deífilo no bairro do Tirol. "A ideia foi descartada pela própria família", informou Sheyla Azevedo. Segundo a assessora, o lançamento deveria ter ocorrido semana passada mas o autor preferiu aguardar a chegada no dia 21 de uma das filhas que mora fora de Natal. "As datas coincidiram e levantamos essa nova possibilidade. Agora aguardamos um posicionamento da família", disse Sheyla, lembrando que o "livro estava parado na gráfica do Senado sem previsão para impressão, e a SecultRN/FJA achou interessante não ficar esperando".

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário