segunda-feira, dezembro 26

Papa pede fim de conflitos na Síria


O fim da repressão na Síria e a retomada das negociações de paz entre palestinos de israelenses foram o tema central da mensagem de natal lida na Basílica de São Pedro pelo papa Bento 16. "Que Deus traga o fim à violência na Síria, onde muito sangue já foi derramado", lembrou.

Na homilia "Urbi et Orbi" (Da cidade para o mundo), o pontífice disse direcionou suas orações neste período em que a Igreja celebra o nascimento de Jesus para os necessitados e citou o caso dos refugiados africanos e das vítimas de inundações na Tailândia. O papa também citou o Iraque, Afeganistão e região dos Grandes Lagos da África, que enfrentam problemas de instabilidade política.
Papa pede fim de conflitos na Síria
Papa pede fim de conflitos na Síria

Mais cedo, o Vaticano emitiu comunicado em que considera os ataques na Nigéria um sinal de "crueldade e absurdo, aversão cega" que mostra o grau de desrespeito pela vida humana". Foram dois atentados nas proximidades de igrejas católicas, matando pelo menos 15 pessoas, segundo o governo nigeriano, que prometeu reforçar a segurança em torno dos templos religiosos neste domingo (25) de natal.
Ao final da celebração, e ao som dos sinos, o papa fez saudações de Natal em 65 idiomas.
Consumismo
Na Missa do Galo, no sábado à noite, o papa criticou o caráter "cada vez mais comercial" das comemorações natalinas, afirmando que o "brilho superficial" que envolve esta época do ano obscurece a simplicidade da mensagem que traz o nascimento de Cristo.
"Vamos pedir ao Senhor que nos ajude a ver através do brilho superficial desta época, e a desvelar por trás disso a criança na manjedoura em Belém, e assim encontrar verdadeira alegria e verdadeira luz", disse o papa, segundo a agência AP.
Esta é a segunda crítica aos hábitos contemporâneos. Na reunião de fim de ano com autoridades do Vaticano, Bento 16 afirmou que a "crise ética" que assola a Europa é responsável pelos problemas financeiros que assolam o continente.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário