domingo, setembro 23

Consult: Carlos Eduardo venceira eleição no primeiro turno
Carlos Eduardo Alves


Num dia, o cenário é um. No outro, totalmente diferente. Depois que O Jornal de Hoje publicou a pesquisa do instituto Perfil demonstrando uma clara tendência de que a eleição em Natal não deve ser decidida no dia 7 de outubro, na manhã de hoje, a Consult Pesquisa, em parceria com a rádio 96 FM, divulgou um novo levantamento, em que praticamente descarta a possibilidade de segundo turno na capital do Estado. Isso porque a vantagem de Carlos Eduardo Alves, do PDT, é de 14 pontos percentuais, maior inclusive que o número de indecisos, que é de 13,5%.
Esses são dados da pesquisa estimulada. Carlos Eduardo apareceu com 44,6% (8% a mais que na pesquisa da Perfil) e a soma de todos os adversários (que seriam os votos válidos) é 30,4%, ou seja, uma diferente de 14,2%. Além de Carlos Eduardo, Hermano Morais, do PMDB, também cresceu. O candidato segundo lugar nas pesquisas apareceu na da Consult com 16,8% – no levantamento da Perfil, ele teve 14,19%.
Fernando Mineiro, do PT, também cresceu e ultrapassou Rogério Marinho, do PSDB. O petista saiu de 6,29% demonstrados na pesquisa da Perfil, para 7,2% no levantamento da Consult. Por outro lado, Rogério Marinho caiu. O tucano apareceu no levantamento de hoje com apenas 5,8%, enquanto no de quinta-feira conseguiu 6,99%.
De 1,2% apontados para Robério Paulino pela Perfil, o candidato do PSOL conseguiu apenas 0,5% na Consult. Roberto Lopes, do PCB, teve 0,3% na quinta-feira e 0,1% no divulgado hoje. O número de brancos e nulos também diminuiu. Saiu de 12.09% para 11,5% segundo o levantamento divulgado pela Consult.
INDECISOS
Contudo, a maior regressão nos números foram mesmo no que diz respeito ao número de indecisos. A pesquisa estimulada da Perfil, realizada entre os dias 12 e 13 deste mês mostraram que 22,48% dos entrevistados ainda não haviam se decidido sobre em qual candidato votar. Na estimulada da Consult, realizada entre os dias 17 e 19, o número foi de 13,5%, quase dez pontos percentuais a menos.
Baseado de que o universo das duas pesquisas foi o eleitorado de Natal, de 526,4 mil eleitores aptos a votar no dia 7 de outubro, isso é o mesmo que dizer que nos dias 12 e 13 eram 118 mil indecisos e, nos dias 17 e 19, eram apenas 71 mil. Em cinco dias, quase 50 mil pessoas escolheram seus eleitores, de acordo com as duas diferentes pesquisas.
Carlos Eduardo, por outro lado, cresceu de forma surpreendente, sobretudo, se considerado que foi neste mês que foram divulgados os mais de 100 processos que o ex-prefeito responde no Tribunal de Contas da União (TCU), além dos casos de “descontrole” e respostas agressivas a Hermano Morais, Micarla de Sousa e o primo, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Fil

A pesquisa Consult mostra que Carlos Eduardo cresceu de 36,46% para 44,6%. Isso é o mesmo que dizer que o ex-prefeito, mesmo com todos esses fatos contrários, ganhou cerca de 43 mil eleitores. Além disso, é possível calcular, também, que a vantagem do candidato do PDT sobre os adversários seria, baseado nos números da Consult, de 74,7 mil eleitores natalenses.

Os números divulgados pela Perfil na quinta-feira demonstravam que o segundo turno se aproximava pelo fato da distância entre Carlos Eduardo ter se reduzido de 14% para apenas 7,5% em cerca de duas semanas. Com este percentual, o segundo turno seria uma tendência em Natal, uma vez que o número representava apenas 40 mil eleitores dos 118 mil que ainda estavam indecisos segundo o levantamento.


ESPONTÂNEA

Além da pesquisa estimulada, se destaca também o crescimento dos candidatos na pesquisa espontânea da Consult. De 33,47% conseguidos na Perfil por Carlos Eduardo, por exemplo, o ex-prefeito chegou aos 39,5%. Hermano Morais saiu de 12,99% para 14%. Mineiro e Rogério Marinho, porém, caíram. O petista foi de 5,59% para 5,4%. O tucano, de 5,49% para 4,6%.

Na pesquisa espontânea, no entanto, o número de indecisos até que permaneceu elevado, principalmente, se considerado que quando foi feita a pesquisa, faltavam menos de 20 dias para o pleito eleitoral. A Consult constatou a existência de 25,7% de indecisos na questão espontânea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário