terça-feira, outubro 30

Como Ficou a Gepolitica do Vale

O resultado das urnas de 7 de outubro, vislumbrou um quadro politico com alternadas mudanças e fixação de predominio de em alguns municipios.
 Começando pela cidade polo ( Assu), a esmagadora vitória de Ivan Júnior sobre o deputado George Soares, serviu pra desmoronar um castelo edificado por mais de trinta anos na região.

George representava no momento a força oligarca dos Soares e Macedo, liderada por seu pai Ronaldo Soares, que teve que botar todo seu cacife em jogo pra ser derrotado por uma criatura oriúnda do seu próprio batente.

 Ivan Júnior lutando pela sua reeleição significava uma alternativa de mudança, enquanto George Soares simbolizava o retorno do continuísmo praticado em Assu por várias administrações.

Em Carnaubais Luizinho conseguiu quebrar o tabu, vencendo duas eleições consecutivas, indo pra um terceiro mandato, feito até antes não conquistado por ninguém.
Luizinho teve uma disputa acirrada, inflacionada pelo poderio econômico do adversário, mas, firmado em bases sólidas de apoio popular, saiu vencedor e formar pela primeira vez a oligarquia do clã Cavalcante.
Fez a maioria da Câmara, entre os 5 vereadores do seu bloco politico, um é sobrinho, dois primos, outro concunhado, tendo ainda uma vaga na mãos de uma figura bastante afim.
 Consolidou sua liderança, resta somente fazer uma melhor administração, pra sacramentar uma nova escolha na sua sucessão.

No Alto do Rodrigues, Abelardo Filho fez jus ao trabalho realizado em 4 mandatos anteriores, derrotou uma adversário que se dizia invencivel, muito dinheiro pra torrar, além de jactar-se de ser mais jovem, subjugando a capacidade e a experiência de um homem que realizou quase tudo que o municipio tem de melhor.
Abelardo na será mais ultapassado por ninguém da sua geração, quem for enfrentá-lo daqui por diante, vai começar do zero e neste sentido sua carruagem de glória encontra-se bastante adiantada.

No Municipio de Ipanguaçu, asssim como ocorreu em Assu, Zé de Deus fez de Leonardo o salvador da pátria, deu a ele prestigio, força, poder, credibilidade perante o eleitorado, como desmontar uma engrenagem construida de forma sólida e consistente?
Talvez, tenha se perdido nos cálculos anteriores e a queda da bastilha não aconteceu quando Zé de Deus queria... Resta agora repensar o projeto do seu grupo pra o futuro. 

Nas Pendências Ivan Padilha com pulso forte e bastante serviço prestado, superou muitos desafios, continua dando as cartas do jogo, saiu amplamente favorecido com o resultado das urnas, tendo agora um Legislativo aliado pra ajudar na futura administração.

Na vizinha Porto do Mangue, Titico consolidou sua liderança, repetindo seu mandato.

No municipio de Itajá a transformação foi bastante radical, a vitória de Licélio, desmoronou o trono de Gilberto, perdendo a eleição com controle do municipio em suas mãos.

Lá pras bandas de São Rafael, Arimatéia Brás continua mandando no pedaço.

Em Macau Flávio Veras fez seu sucessor, teve um caminho facilitado pela infantilidade opositora que enfrentou o arsenal do gestor macauense com exército dividido.
Flávio em Macau, faz e desfaz, isso é até 31 de Dezembro, de janeiro em diante o prefeito é Kerginaldo Pinto, dificilmente quem tá no pódio aceita ser coadjuvante, a pecha de marionete ou pau mandado, não fica bem pra nenhum governante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário