terça-feira, outubro 23

RETROSPECTIVA


Ao ILMO: Sr. Ivan Padilha

Homem do mato, ou melhor: homem do interior, simples, honesto, batalhador, muito cedo saiu do lugar onde nascera e foi tentar a sorte na capital do Estado do RN(Natal), como estudante conseguiu uma vaga para morar na casa do estudante, trabalhou para se manter e após terminar o ensino médio fez concurso para oficial de justiça e foi aprovado. Como oficial de justiça voltou para sua terra, o Distrito de Mulungu no Município de Pendências.
Ingressou nacarreira política como presidente da ADECON, uma Associação que tinha como objetivo desenvolver econômicamente os Distritos pobres.
Em 1992 foi eleito Vereador daquele Distrito só com os votos recebido dos moradores do próprio Distrito, feito este, jamais repetido por alguém de 1992 até aqui. Em 1996 arriscou sua cadeira na Câmara para concorrer ao pleito majoritário de prefeito enfrentado uma oligarquia de mais de 40 anos, o seu adversário era nada mais nada menos o grande e respeitado político da época Levani de Freitas, ele perdeu por 336 votos.
Mas este Homem sempre foi brasileiro- NÃO DESISTE NUNCA-Não desanimou, não perdeu as forças, Não jogou a toalha, ao contrario: procurou o pequeno grupo que lhe apoiara e disse: vou a luta outra vez.
Daí começou desta feita, a trabalhar não só em prol do Distrito de Mulungu, mas sim por toda sociedade Pendenciense. Em 2000, mais uma vez lá estava ele, com seu jeito simples e humilde conseguiu o 1º lugar em uma pesquisa eleitoral que houve para escolher o Candidato a prefeito, desta vez da Situação, apoiado pelo prefeito da época o então Jonatas Martins, vice-prefeito empossado em decorrência da morte do então prefeito Levani de Freitas o seu Principal opositor.
Seu Adversário desta vez: Jailton Freitas- Osso Duro de Roer. o sobrinho de Levani de Freitas. Outra derrota. Meio as tristezas veio a certeza de que o povo queria mudanças pois o nosso candidato desta vez não teria perdido por 336 votos mais sim por 124, estávamos em ascensão, estávamos subindo, o povo estava querendo mudanças e este era o caminho.
E o que foi feito dele após a segunda derrota? onde encontrar ele pós esta derrota? O encontramos em Guamaré cidade vizinha trabalhando de Padeiro para saudar as dividas deixadas durante a campanha. Desanimado? Jamais. pronto pra outra. seu pequeno grupo foi visita-lo, pequeno porque, muitos que estava com ele durante a campanha, já tinha se debandado pra o lado de lá, ficamos poucos, como dizíamos cabia no fusquinha de Nenen de Berlindo.

Encorajamos nosso líder e em 2004 meio as dificuldades sem ter um vice para colocar na chapa pensamos que não fosse dá certo- vejam a importância de um vice. No dia da convenção apareceu um cidadão desconhecido do povo de Pendências e se prontificou já que os nossos amigos filiados ao nosso partido( PMDB) não se prontificaram.
Feita a chapa majoritária, fomos a luta, foi a Campanha mais bela que já vi. Perdemos mais uma vez, mas sentimos o gostinho da Vitória, apenas 21 votinhos faltaram, para que ele recebesse as chaves do nosso município. Cansado? sim! xingado? sim! endividado? sim! injustiçado? sim! Desanimado? não! e a luta continua. Foram mais quatro anos de espera, de tudo aconteceu em nosso município: CGU, enchentes, Prefeito afastado,vice-prefeita manipulada e a cidade totalmente abandonada, destruída, um buraco negro, um caos, uma cidade fantasma sem dono. Sem Dono? esta não! seus filhos estavam a espera de 2008.
Nós do pequeno grupo que restara, tínhamos a certeza da vitória, pois o nosso futuro prefeito estava em ascensão, tinha subido de 124 para apenas 21 votos, e não deu outra, em 2008 chegamos lá com 605 votos de maioria. que alívio, que alegria, foi a maior que já senti. Começamos o Governo em 2 de janeiro de 2009 com um lema: vamos reconstruir nossa terra. Terra amada, idolatrada, salve, salve. Doce terra em que nasci. Assim aconteceu, reconstruímos.
O Prefeito não decepcionou, fez tudo novo, Pendências mudou, é outra cidade. E o povo acreditou, votou outra vez em 2012 fazendo dele o Prefeito mais votado de toda história de Pendências. parabéns para meu povo, meus conterrâneos, por ter acreditado num futuro muito melhor. Este olhar Triste que vocês estão vendo nesta foto, não é tristeza, é cansaço de tanto labutar por sua gente. sabe de quem estou falando? Dele.... IVAN PADILHA o amigo da gente.


Por Erminio Melo

Fonte: Blog do Teté









Nenhum comentário:

Postar um comentário