domingo, novembro 11

Falta de Chuvas Atinge O Semi-Árido do Vale





        Meu Alegre Refúgio

















































Acordamos cedo e ganhamos a estrada pra ver de perto a realidade do semi-árido  do nosso municipio diante do quadro de estiagem que vem dizimando rebanhos, castigando severamente o produtor rural com a prolongada seca que se estabeleceu em nossa região.

Visitamos  nossa Estância na comunidade do Carnaubal, o cenário é desalojador, a falta de chuva dificulta sensivelmente a sobreviv|ência dos seus moradores, a vegetação típica formada por imenso juremal é de cortar coração, a ramagem secou, tudo está esturricado. literalmente desanimador, falta pastagem pra vida animal.

Água é um produto limitado, controlado pra serventia do consumo humano.

A casa  fechada mostra seu estado de abandono, apenas umas cabras fazem o rebanho, um meio tanque dágua colocado em Carro Pipa é responsável pela manutenção do pequeno rebanho de caprinos.

 Um oásis  no meio do deserto


























Esticamos a viagem, visitando outras fazendas, fotografamos a região do Imbuzeiro, lá o quadro é menos desafiador a falta de chuvas é compensado por uma pequena área de irrigação contracenando  com a sequidão do ambiente.

Fomos a Fazenda do agropecuarista Adão Dias de Araújo, encontramos o proprietário numa área verde fazendo a manutenção dos aspersores que fazem molhar o campineiro e  uma plantação de Palmatória como opção natural de ração em futuro próximo.

 Adão mantém  em confinamento uma parte do rebanho bovino,  falou das dificuldades enfrentadas e do alto custo da ração, comentou o elevado preço da adubação quimica, investe também nestes insumos, pra poder manter  revitalizado seu campineiro.

 Pra alimentar o rebanho  precisamos do verde ajudando a ração seca que vem do armazém, precisamos não levar em conta as perdas, é preciso ter coragem e disposição pra produzir e criar sem almejar somente o lucro.

 Criar e  produzir pra o agropecuarista é um exercicio   vocacionado, sempre atento e disposto a superar adversidades, tendo esperanças numa mudança climática, conforme experiência prática, aguarda chuvas nos próximos dias, o  cardeiro  começou a florir, dando ao produtor um sinal favorável, a naturza é pródiga e não costuma falhar, assim encerrou a conversa na manhã deste domingo (11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário