sexta-feira, novembro 16



Localidades rurais sofrem com falta de água em Patu

Localidade de Oiticica é uma das mais castigadas com a seca Fabiano Souza / Da Redação

A seca continua castigando a população que reside nos municípios da região do semiárido potiguar. Na localidade rural Oiticica na zona rural de Patu a situação é de desespero. A população da localidade é apenas um exemplo de como está sendo difícil para quem reside na região enfrentar a estiagem que vem provocando estragos em toda as localidades do município de Patu.

Através de publicação feita em seu blog o secretario de comunicação oficial da Prefeitura de Patu, Bruno Campelo, revela que a falta de água é constante, trazendo imensos prejuízos para os moradores e causando a morte de centenas de animais que aos poucos estão morrendo por falta de água e comida, ou sendo sacrificados por seus proprietários para comercialização da carne no sentido de que os recursos obtidos possa salvar parte dos rebanhos. Diante dessa situação, o rebanho de gado e ovinos da região vem diminuindo gradativamente.

A angústia maior dos moradores é saber que ao lado de algumas localidade rurais passam as tubulações da adutora Médio Oeste e eles não terem acesso a água que poderia salvar seus rebanhos.

Para tentar minimizar a situação desesperadora dos proprietários rurais, o Fórum das Associações Comunitárias de Patu está promovendo apoio aos moradores da zona rural através do Projetos da ASA Potiguar.

Para amenizar a situação o Fórum das Associações Comunitárias de Patu conseguiu através da ASA Potiguar - Núcleo Sertão Verde - a construção de algumas tecnologias pertencentes ao Projeto P1+2 como a construção de cisternas calçadão, cisternas de enxurradas, tanques de pedras e barragens subterrâneas para acúmulo água no período de chuva para reduzir o impacto da seca no período de estiagem.

Embora sejam medidas que darão resultados a médio e longo prazo a população sabe que é importante contar com esse tipo de apoio. “Enquanto não chega água suficiente para atender as nossas necessidades, vamos tentando sobreviver. Mas a construção de novos reservatórios nós dá esperança de um futuro melhor”, disse o produtor rural, Francisco das Chagas Silva que aguarda o inicio do período de chuvas na região.


Fonte: Jornal de Fato




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário