segunda-feira, agosto 26

Em Barretos, tucanos lançam "candidato" Aécio Neves à Presidência da República


DANIELA SANTOS
ENVIADA ESPECIAL A BARRETOS
VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Ouvir o texto
Sob gritos de "Fora, Lula! Fora, Lula!", lideranças do PSDB do interior de São Paulo lançaram neste sábado em Barretos (423 km de São Paulo) a pré-candidatura do senador e presidente nacional do partido, Aécio Neves, à Presidência da República para 2014.
Aécio esteve na cidade para encontros políticos e visitou a Festa do Peão de Boiadeiro, considerada a maior do Brasil. Ele negou o tom eleitoral, mas afirmou que a série de viagens que iniciou pelo país é "a caminhada do PSDB rumo à Presidência".
Ele evitou falar da disputa com o também tucano José Serra pela candidatura do PSDB à presidência do país. Anteontem, em Ribeirão Preto --da onde iniciou a série de viagens--, Aécio disse que não há guerra no partido e elogiou Serra.
Presente no evento, o secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, evidenciou a campanha ao dizer que o ex-governador de Minas Gerais "tem postura de líder" e está apto para ser candidato do PSDB à presidente do Brasil.
CRÍTICO
Com críticas ao governo federal, principalmente, na área da saúde, o senador visitou o Hospital de Câncer de Barretos, referência nacional no tratamento da doença, depois participou da "queima do alho" e se reuniu com cerca de 70 prefeitos da região.
Apesar de reconhecer o deficit de médicos no Brasil, Aécio afirmou que a importação de médicos cubanos pelo governo brasileiro é "extremamente grave" porque o país vai "remunerar o governo autoritário cubano e não os médicos" do serviço público.
Ele negou ter preconceito com a origem dos médicos e disse que o deficit ocorre por causa da "ausência de estímulos do governo federal às boas universidades". "É tapar o sol com a peneira [as medidas anunciadas pelo governo federal]", disse.
Na visita ao hospital, o presidente da sigla criticou o financiamento à saúde feito pelo governo federal. Segundo ele, Estados e municípios estão hoje em dificuldades financeiras porque "há pouca generosidade de financiamento" por parte do governo.
Orientado pelas lideranças locais, Aécio atacou a crise vivida pelas Santas Casas. Em Barretos, a Santa Casa paralisou os atendimentos e prefeitura teve que assumir o caso sob orientação do Ministério Público, gerando prejuízos em outras áreas.
"Hoje, o que tem, é um governo [federal] paliativo, que busca soluções midiáticas e tem pouca coragem de enfrentar a realidade", disse.
Perguntado sobre a disputa PT versus PSDB, o tucano afirmou que o partido adversário não tem agenda para o Brasil. "O PT tem agenda para ficar no poder, ao contrário do PSDB, que tem propostas para oferecer e é isso que estou fazendo", disse.
Edson Silva/Folhapress
Senador Aécio Neves (PSDB-MG) visita Ribeirão Preto e se reúne com lideranças políticas, como o deputado federal e presidente do partido em SP, Duarte Nogueira
Senador Aécio Neves (PSDB-MG) visita Ribeirão Preto e se reúne com lideranças políticas, como o deputado federal e presidente do partido em SP, Duarte Nogueira

Edson Silva/Folhapress
Aécio Neves visita a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, participada das festividades e é lançado pré-candidato à Presidência da República pelos tucanos da região
Aécio Neves visita a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, participada das festividades e é lançado pré-candidato à Presidência da República pelos tucanos da região.

Fonte: A Folha/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário