quarta-feira, novembro 20

FRAGMENTAÇÕES, COMENTÁRIOS E OPINIÕES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA EM CARNAUBAIS












A mesa oficial da audiência pública foi composta pelo deputado estadual George Soares, vereadora autora da proposição Jusaly Medeiros e pelo gerente municipal da SIAE ( Sistema de Águas e Esgotos) Francisco Pinto de Oliveira representando o prefeito Luizinho Cavalcante.













A Caern se fez representar por Jurema técnica de recursos hídricos da estatal, sendo prestigiado o evento pelos vereadores Júnior Benevides, Manoel Neto e Wanderley Mendes.












Marcaram Presença como convidados especiais o secretário de Meio Ambiente de Alto do Rodrigues (Widerlan), Décio Peixoto chefe de comunicação do Ativo de Comunicação da Petrobrás na região, secretário de Meio Ambiente do município de Serra do Mel e o ativista cultural Francisco Antônio de Oliveira fazendo uma transparência do tema em Pauta: Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Água de qualidade para a população.
























Do ponto de vista da participação popular achamos um contingente relativo, diante da importância temática da audiência esperávamos que mais gente demonstrasse interesse em debater as questões que carecem de providências e soluções. 


Houve por parte do segmento responsável pela discussão, usando a palavra a vereadora Jusaly Medeiros uma cobrança de alguns requisitos pontuais: Mais cuidado com meio ambiente, adequação do local dos resíduos sólidos como agente de contaminação do solo, tratamento da água potável etc e tal. 














O contraponto foi feito pelo representante da municipalidade, gerente Francisco Pinto, relatando preocupação e ação realizada pelo município,  apresentando números e cifras de gastos mensais, na distribuição da água e manutenção do sistema adutor, reconhecendo que existe falhas em alguns setores devido a falta de recursos pra atender todas as demandas solicitadas. 
Mas, realizando o que é possível fazer acima dos padrões exigidos pela defesa civil do estado em relação ao número de litros de água diário para cada morador.























O deputado George Soares parabenizou o parlamento municipal na pessoa da vereadora Jusaly ( Nenen de Nilson), reafirmando seu propósito de lutar na assembléia pelas necessidades coletivas do vale.
Estranhamos a ausência da promotoria pública como órgão regulador e disciplinador das providências ou soluções dos problemas aqui debatidos.













No final do evento minha alta estima se elevou ao encontrar, entre as personalidades presentes, o amigo Getulio Moura, escritor, profundo estudioso dos fósseis do subsolo potiguar, figura que dispensa apresentação, dado o seu vasto currículo nas lides culturais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário