quarta-feira, abril 30

WASHINGTON ARAUJO LANÇA CONVITE PARA UMA SOLIDÁRIA HOMENAGEM A FLORIANO BEZERRA

 "CONVITE PARA REENCONTRO COM A HISTÓRIA


O aguardado lançamento do DVD com o depoimento de Floriano Bezerra de Araújo



Dia 1º de maio de 2014 a Dhnet-Rede Direitos Humanos e Cultura, a mais festejada rede de conteúdo de direitos humanos da América Latina, lança o DVD-documento sobre Floriano Bezerra de Araújo. São 3h40min em que a história do Brasil e do Rio Grande do Norte são contadas na primeira pessoa. 

Sim, Floriano é esta primeira pessoa. Porque ele viveu o que falou. E bebeu da primeira à última gota o cálice cheio de idealismo que inflamava a juventude dos anos 1950/1960 clamando por justiça social, reforma agrária, direitos trabalhistas, emprego e justa remuneração para todos. 

Foi tão de vanguarda em uma época realmente de vanguarda que ainda hoje, décadas passadas, é o que há de mais novo e de vanguarda na cena nordestina.

A Dhnet-Rede Direitos Humanos e Cultura é o mais acabado exemplo do que é possível realizar quando se tem como único combustível a chama de um idealismo são e saudável. E sua pioneira Coleção Memória das Lutas Populares no RN, usando as modernas tecnologias de ponta, unindo som, imagem e testemunhos contundentes sobre a passagem de tempos turbulentos de nossa história é um legado inestimável aos futuros historiadores, sociólogos e cientistas políticos que desejarem, com sinceridade, entender estes nossos tempos atuais. 

Sim, os tempos que correm são filhos diretos dos tempos que se foram. E são o maior testemunho de que nenhuma luta é perdida, nenhum esforço é anulado quando colocamos a vida a serviço das mais nobres causas que impulsionam as humanas utopias através dos milênios.

É fato que nos últimos anos algumas clareiras vêm se abrindo para os Sem Terra e para os Sem Teto. 

Mas os que mais precisam de um vigoroso abraço solidário são os necessitados da Terra, os condenados da Terra, essa legião semi-anônima de Sem Rostos e de Sem Voz. A Dhnet-Rede Direitos Humanos e Cultura vem, em excelente hora, promover esse mutirão de abraços solidários e prover reencontros com a História que não podem mais ser postergados.

O rio da História é caudaloso, por vezes se arremessa qual corredeiras, em outras, flui silentemente, mas existem aqueles momentos em que é preciso se reinventar a própria água, o próprio barco e se incendiar a imaginação criadora de seus tripulantes.

Floriano Bezerra de Araújo é um desses poucos homens públicos que pagaram um preço muito alto para continuar entrincheirado em sua sagrada coerência – coerência de vida, sonhos, visões e utopias, algumas já detonadas e outras ainda por detonar. Um dos criadores das míticas Ligas Camponesas do RN, deputado cassado, preso, torturado e confinado na então cidade-prisão de Fernando de Noronha, enfrentou tudo com altivez, correção de conduta, fé inquebrantável em seus ideais, que se foram de ontem continuam sendo os mesmíssimos de hoje. 

Porque para ele o que é claro, claro é e o que tem as caraterísticas do escuro, escuro será. E não importa quantas mãos de verniz se queiram despejar em cima, não importa quantas sejam as maiorias circunstanciais a colocar determinados projetos de pé, o justo é justo, secundado ou não por milhões de apoiadores ou simplesmente apoiado pela chama acesa de uma consciência cívica e cidadã que não se deixa apagar.

Floriano de ontem é o mesmíssimo de hoje. 

E a partir das 16:00h dessa quinta, 1º de maio, a Dhnet nos espera no Bardallos Comida e Arte, Rua Gonçalves Ledo, 678, Cidade Alta para abanar as cinzas de um esquecimento doentio protagonizado por governantes do turno e então vermos, nos aquecendo e iluminando, o carvão incandescente e em brasa de que, no fundo, temos sido forjados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário