sexta-feira, maio 30

Caminhos do Cuidado chega a Carnaubais


O curso pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos, que possibilitem aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos de enfermagem (ATENFs) em saúde mental, acolher e cuidar do usuário de forma integral:
  • Apropriar-se do processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas;
  • Discutir e construir o papel do ACS e do Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas;
  • Ampliar a caixa de ferramenta do ACS e Auxiliar/Técnicos de Enfermagem para o cuidado em saúde mental, atuação na rede de atenção e na construção de territórios de paz.
A base do curso é a política do Ministério da Saúde de Atenção Integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela redução de danos aos usuários.  A carga horária para os alunos será de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e1/3 em observações de campo.


A abertura acontecerá às 8h00 desta sexta-feira no auditório municipal professora Graças Melo e contará com presenças das autoridades municipais dentre elas a secretária de saúde Sônia Nobrega e de representantes do Ministério da Saúde. Além dos agentes de saúde de Carnaubais e auxiliares de enfermagem os de Porto do Mangue também estarão presentes a este curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário