quinta-feira, maio 15

CAPITULAÇÕES DA NOSSA HISTÓRIA ( II )

Foto: Meu Avo Inácio Lacerda Vereador da legislatura 1962 na cidade de Assu,pelo PTN

Nestes 51 anos de emancipação politica do município, aconteceram fatos que poucos sabem e conhecem a origem do desmembramento, qual iniciativa primeira e como aconteceu. 
Em 1962 havia eleição municipal, papai Inacio Dias de Lacerda disputava uma vaga no legislativo da cidade Assu para qual foi eleito pela sigla do Partido Democrata Cristã - PDC, presidido por José Bezerra de Sá ( Zezé Camilo).
 Durante o processo campanha estava "eu" em companhia de papai em Alto do Rodrigues na casa de João de Tereza amigo íntimo do meu genitor, nesta ocasião se encontrava o deputado Ângelo Varela. 
Na conversa papai falou que em Assu Maroquinha vencia as eleições pra Walter Leitão, mas perderia nas 3 secções que havia votação em Carnaubais para o candidato que ele apoiava conhecido por Golinha.
 O deputado filho do ex-governador Zé Varela, encarou papai e disse: só vou acreditar porque tô  ouvindo isso de você, mas não acredito que Walter ganhe para Maroquinha em canto nenhum. Papai insistiu em afirmar na vitória do seu preferido que enfrentava a candidata com o apelido de Onça.
Ângelo Varela pegou uma caneta, deu seu endereço e falou assim: Se esta vitória de Walter em Santa Luzia acontecer com  um voto na frente de Maroquinha, me informe o resultado que vou entrar com o pedido de desmembramento, vou fazer Santa Luzia que é Vila  de Carnaubais á categoria de cidade. 
Decorrido o pleito, papai vereador, Maroquinha eleita prefeita em todos os setores da cidade á zona rural, mas a previsão de derrota em Carnaubais aconteceu. 
Walter saiu vitorioso com 42 votos nas secções instaladas na sede da Vila de Carnaubais. 
Com certidão do resultado em mãos, papai procurou dr, João Marcolino de Vasconcelos (dr. Lou) e pediu que redigisse um telegrama ao deputado Ângelo Varela informando o que havia garantido. 
Moral da história, Ãngelo Varela aprovou seu requerimento que foi vetado imediatamente pelo governador Aluizio Alves, tendo dado total apoio pra Olavo Lacerda fazer novo pleito de emancipação, com projeto de sua autoria, fato que veio se consolidar em definitivo em 18 de setembro de 1963.
 Talvez esteja aí, o principal motivo para o inicio de uma grande rixa pessoal e politica entre os dois parlamentares, culminando com um tiroteio na assembléia legislativa.  Vindo Olavo Lacerda Montenegro em contestação aos fortes ataques dirigido por seu antagonista, atingir  com tiro de revólver Balaú, deixando em grave situação de vida, tendo seu desafeto  escapado por puro milagre  e eficiente atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário