domingo, agosto 24

HISTÓRIA: 60 ANOS SEM GETÚLIO  VARGAS

Neste 24 de agosto a nação brasileira registra 60 anos do fatídico suicídio do presidente Getúlio Dorneles Vargas, o governante que mais tempo levou no comando do poder republicano. 
Getúlio Vargas ficou conhecido na história pela alcunha de "pai dos pobres" seu período de domínio deixou um imenso legado de benefícios para a sociedade. 
Entre as quais a mais importante das realizações foram: o Ministério do Trabalho,  Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT com a adoção do salário mínimo, Implantação da Companhia Siderúrgica Nacional, (CSN) Vale do Rio Doce, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deixando antes da sua morte a fundação da Petrobras.
Seu governo recebeu sistemático combate dos adversários, cujos ataques foram por ele classificados como: injuriosos, caluniosos e difamantes, pressão que o fez entrar em pânico resolvendo sair da vida pra entrar pra história com a própria morte.
Em 1962, o compositor e interprete musical Teixeirinha, publicou esta pérola em versos em alusão a morte do grande presidente:

Vinte e quatro de agosto
A terra estremeceu
Os rádios anunciaram
O fato que aconteceu,
As nuvens cobriram o céu
O povo em geral sofreu
O Brasil se vestiu de luto
Getúlio Vargas morreu!

Seu nome ficou na história
Pra nossa recordação
Seu sorriso era a vitória
Da nossa imensa nação
Com saúde ele venceu
Guerra e revolução
Depois foi morrer a bala
Pela sua própria mão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário