sábado, setembro 13

Folha de São Paulo: Rivais históricos, bacuraus e araras se unem no RN

henrique wilma caravana
No Rio Grande do Norte, eleição tem clima de clássico de futebol. Os eleitores se dividem entre duas grandes torcidas, bacurau e arara, aves que representam famílias tradicionais do Estado. O bacurau, de hábitos noturnos, simboliza os Alves. Já a arara é família Maia. Os clãs se revezam na política potiguar desde a década de 1960. “Sou bacurau da gema, desde que nasci. Minha família toda é bacurau”, disse a dona de casa Maria das Graças da Silva, 54, de Várzea, no agreste do Estado.
Os adversários políticos têm músicas e cores específicas: bacuraus são verdes, e as araras, vermelhas. Bacurau também é como era conhecido o último trem que saía de Natal, de madrugada. O apelido teria sido dado ao clã Alves a partir do ex-governador Aluízio Alves (1921-2006), que distribuía Diários Oficiais com nomeações de familiares e apadrinhados no fim da noite, sem ser visto pela maioria da população, tal qual o trem.
Nome do novo aeroporto do Estado, Aluízio é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que agora disputa o governo do RN. Henrique é o representante político do clã mais proeminente hoje em dia, ao lado do ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência), seu primo. Pelo lado das araras, o destaque é o senador José Agripino Maia (DEM-RN). A candidata ao Senado na chapa de Alves é a ex-governadora Wilma de Faria (PSB)
Postado por Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário