quinta-feira, novembro 6

Holanda: “Carlos Eduardo ponha as barbas de molho; Mineiro vem muito forte em 2016”


Para Fabio Hollanda, as chances de Mineiro dependem do trabalho e investimentos de Dilma no Rio Grande do Norte

890pç89p7
Ao lançar antecipadamente o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) à reeleição, em entrevista à imprensa nesta semana, o deputado estadual reeleito Agnelo Alves (PDT), pai do chefe do executivo municipal, deveria estar muito preocupado, porque o lançamento do nome do deputado estadual reeleito Fernando Mineiro (PT) como provável candidato do governador eleito Robinson Faria (PSD), a depender do sucesso da administração Robinson Faria e das articulações com o governo Rousseff (PT), significaria uma candidatura muito forte do petista contra o atual gestor municipal.
A avaliação é do advogado Fábio Holanda, em entrevista a O Jornal de Hoje, avaliando o quadro eleitoral de 2014 e as perspectivas políticas do Rio Grande do Norte para 2016. “Eu acho que ele (Carlos Eduardo) precisa colocar as barbas de molho. Porque eu ousaria dizer que Mineiro (o deputado estadual reeleito Fernando Mineiro, do PT) vem muito forte para disputar a Prefeitura do Natal”, afirmou Holanda.
O advogado fez referência ao nome lançado pelo governador eleito Robinson Faria (PSD) para disputar, pelo seu sistema político, a Prefeitura de Natal em 2016. Na festa da vitória, onde vale tudo, segundo o vice-governador eleito Fábio Dantas (PC do B), Robinson lançou Mineiro prefeito de Natal em 2016. “Se o governo Robinson conseguir, nestes dois anos, com o apoio da presidente Dilma, mudar a face do Rio Grande do Norte, o deputado Mineiro vem como favorito para disputar a Prefeitura do Natal”, destacou Fábio Holanda.
Mineiro será deputado estadual pelo quarto mandato seguido. Ele disputou a Prefeitura de Natal em 2012, ficando em terceiro lugar. Na campanha eleitoral deste ano, o parlamentar foi das primeiras vozes a defender a aliança do PT com o PSD, lançando a chapa Robinson Faria governador, deputada federal Fátima Bezerra (PT) senadora, daí o reconhecimento de Robinson, lançando o petista também antecipadamente. No segundo turno, Mineiro coordenou a campanha de Robinson em Natal, dando maioria de votos para Robinson, ante os votos do candidato do PMDB, Henrique Alves, apoiado por Carlos Eduardo.
Ao falar sobre a sucessão de 2016, Fábio Holanda ressaltou ainda a importância de eventuais candidaturas de esquerda na capital do RN. Para ele, a votação em Natal do candidato do PSOL a governador, Robério Paulino, o credencia a vir com força considerável no cenário da sucessão. Além de Paulino, Holanda cita a força do mandato da professora Amanda Gurgel, do PSTU, vereadora eleita com mais de 30 mil votos em 2012 e que se absteve de tentar carreirismo nas eleições de 2014, ficando fora das disputas por mandatos de deputada de federal ou estadual, para se concentrar na reeleição ou voos municipais maiores, como a própria cadeira de chefe do executivo municipal.
“A eleição de 2016 a gente não pode deixar de realçar a importância que terá a candidatura do professor Robério e da vereadora Amanda Gurgel. Nesses dois é preciso ficar de olho. Porque o professor Paulino teve ais de 20% dos votos da população de Natal. Então e o grupo PSOL e PSTU unidos vão dar trabalho na eleição municipal”, frisou Holanda.
“Henrique terá papel de opositor experiente no Rio Grande do Norte”
Ao falar sobre o futuro do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, Fábio Holanda disse que o peemedebista deverá desempenhar um papel que exige muito equilíbrio e serenidade a partir de fevereiro de 2015, quando deixara de ter um mandato de deputado federal. “Henrique terá o papel de um opositor experiente e que precisa mostrar equilíbrio e tranquilidade para conviver nesta posição de quem foi escolhido para fazer oposição”, frisou.
Henrique, entretanto, tem sido citado para ocupar um ministério no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, embora ele negue que venha a ocupar este espaço. Contra o peemedebista, pesa a citação ao nome dele na delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, como suposto beneficiário num esquema de desvio de recursos da Petrobras. O próprio Henrique, após a derrota para Robinson na disputa pelo governo este ano, disse que iria se dedicar mais ao Rio Grande do Norte e a suas empresas, a partir de 2015.
WILMA
Sobre a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, Fábio Holanda destacou que, dos políticos derrotados no pleito deste ano, a situação dela é a mais difícil. Como opções em curto prazo, Wilma poderá disputar um mandato de vereadora ou, então, romper com o prefeito Carlos Eduardo e pleitear a prefeitura.
“Eu acho que o de Wilma é o cenário, dos que disputaram cargos majoritários, mais difícil. Porque a ex-governadora teve uma derrota muito forte. Natal ela não teve a votação que se esperava e, além disso, o apoio dela a Aécio Neves no segundo turno é uma coisa que muda o cenário e a característica da ex-governadora desde quando ela saiu do PDS para ir para o PDT”, avalia Holanda.
Wilma, na visão de Holanda, foi constituinte nota 10, apoiou o governo Lula e mantinha boa interlocução com Dilma, algo que fica para trás após o apoio a Aécio Neves (PSDB). “Essa mudança de postura da ex-governadora criará muitas dificuldades para o futuro político dela. Dos que disputaram a eleição majoritária, eu vejo que é a que terá mais dificuldade”.
Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário