sexta-feira, novembro 28

Professores de Assú participam do Congresso Justiça e Escola










Começou nesta quinta-feira (27) e segue até hoje (28), o 1º Congresso Estadual do Programa Justiça e Escola no Cine Teatro da cidade de Parnamirim, com a presença estimada de 500 educadores, professores e autoridades da área de ensino de 19 municípios do Rio Grande do Norte.

A conferência inaugural do evento foi do professor Walter Pinheiro Barbosa Júnior com o tema "Educação, Gestão Democrática e Valores Éticos na Escola", em mesa coordenada pelo presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Aderson Silvino.

O prefeito de Assú, Júnior e a articuladora do Selo UNICEF no município, Karla Salena Nunes e a secretária interina de Educação e Cultura, Idilene Trigueiro estiveram presentes na noite de abertura.

Da cidade, também partiu uma comitiva formada por 17 professores da rede municipal, coordenada pela secretária Edilene Trigueiro. “Esse é mais um evento que inserimos no contexto de nossos professores. Com isso, eles estarão em total sintonia com o que existe de mais atual em temas relevantes para o ensino e as salas de aula”, ressaltou a gestora.

Idilene Trigueiro complementa: “O evento terá também a presença da especialista na implantação da metodologia "O Caráter Conta", a educadora Susanna Bender, que implantou esta perspectiva educacional na cidade de Joinville”.

A metodologia comentada pela secretária foi criada na Universidade da Virgínia, Estados Unidos, em 1993, pelo professor Michael Josephson, para disseminar a educação ética entre as crianças daquele país. No Brasil, a iniciativa começou pelos estados de Santa Catarina e Minas Gerais, sendo trazida pelo TJ para o Rio Grande do Norte em 2007. Desde então, já capacitou mais de quatro mil professores e foi multiplicada para cerca de 500 mil alunos.

Painel

Na manhã desta sexta-feira acontece o primeiro painel do congresso, sobre as "Perspectivas da Metodologia: O Caráter Conta", com a professora catarinense Susanna Bender e o juiz de Direito Luiz Carlos Negrão (TJMG), tendo como presidente da mesa a professora Luzia Valentim, da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

Em seguida, às 10:20h, é a vez da apresentação do tema "Escola Pública: Práticas Pedagógicas Emancipadoras", com a painelista Cláudia Santa Rosa, do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), com a coordenação da secretária de Educação de Parnamirim, Vandilma Oliveira.

O juiz coordenador estadual da Justiça da Infância e Juventude José Dantas de Paiva e o promotor de Justiça Raimundo Sílvio Dantas Filho tratam, a partir das 14:10h, das "Contribuições da Escola e da Família na Formação de Crianças e Adolescentes", no terceiro painel do dia, presidido pelo juiz José Undário de Andrade, coordenador executivo do Justiça e Escola. O congresso será encerrado com atividade motivacional, a cargo do palestrante Jussier Ramalho, às 15:40h.

Cidades participantes

O Justiça e Escola já foi realizado junto a professores e estudantes das redes de ensino dos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Assú, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Alto do Rodrigues, Pau dos Ferros, Itajá, São Tomé, Tangará, Nova Cruz, Afonso Bezerra, Maxaranguape, Vera Cruz, Serra Caiada, Macaíba, Santana do Matos, Monte Alegre, Santa Cruz.

SEACOM/Assessoria de Imprensa - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário