quinta-feira, dezembro 4

ASSÚ RECEBE PROJETO VALE SUSTENTÁVEL

VALE SUSTENTAVEL
Nesta quinta-feira (04) pela manhã, a cidade de Assú recebeu toda equipe do Vale Sustentável, projeto desenvolvido pela Associação Norte-rio-grandense de Engenheiros Agrônomos (Anea), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e com o apoio da Prefeitura de Assú.
Na ocasião, foi apresentado o resultado anual do projeto no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para o público presente, entre elas o prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, Vinícius Ferreira –  superintendente do INCRA, Raimundo Costa – delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Manoel Cândido – presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do RN (Fetarn), Alvamar Queiroz – superintendente do Ibama, Ana Balogh – gestora de projetos da Petrobras, Belchior Rocha – reitor do IFRN Central, Evandro Firmino de Souza – reitor do IFRN Ipanguaçu, presidentes de sindicatos de agricultores da região e diversas outras autoridades.
Em sua fala o prefeito Ivan Júnior parabenizou a equipe do Vale Sustentável e todos os parceiros que patrocinam e apoiam o projeto. “Queremos parabenizar a associação dos engenheiros agrônomos, a Petrobras, Ifrn, MDA, sindicatos rurais e todos que apoiam este importante projeto que realiza ações e leva conhecimento para formação de uma sociedade sustentável”, destacou o prefeito.
Desenvolvido em 11 assentamentos das cidades de Assú e Carnaubais, o projeto tem o objetivo de recuperar áreas desmatadas, buscando a conservação da biodiversidade do bioma caatinga na região do Vale do Açu. De acordo com a coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente de Assú, Ana Almeida, o projeto pretende recuperar 130 hectares de áreas de Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanentes, fazendo a recolocação florestal através da distribuição de mudas de espécies nativas do bioma caatinga para 535 famílias dos 11 assentamentos envolvidos. “Fora esses trabalhos, a iniciativa do Vale Sustentável atuará na capacitação da comunidade em ações de educação ambiental e no treinamento de agentes ambientais, que serão responsáveis pelo cuidado das áreas a serem recuperada”, ressaltou.
Linhas de atuação
O Projeto Vale Sustentável tem parceiros como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Assú e Carnaubais e as Associações Comunitárias dos Assentamentos Rurais Prof. Maurício de Oliveira, Novo Pingos, Planalto, Morada do Sol, Ligação, Canto Comprido, Vassouras, Canto das Pedras, Irmã Dorothy e Rosa Luxemburgo.
De acordo com Ana Almeida, a Prefeitura de Assú entrou na parceria com a disponibilidade de veículos para o transporte dos técnicos e alunos que visitaram os assentamentos. “A administração municipal deu toda a ajuda estrutural ao projeto, com ônibus e carros que transportavam os técnicos em visitas aos assentamentos de Novo Pingos e Prof. Maurício de Oliveira, inclusive  levando mudas e sementes para o melhor andamento do projeto”.
Ao final da apresentação foram distribuídas mudas de árvores frutíferas e nativas.
SEACOM/Assessoria de Imprensa – PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário