domingo, dezembro 7

DOCES DE ALFENIN UMA GULOSEIMA QUE MARCA A TRADIÇÃO DOS FESTEJOS DE SANTA LUZIA




Quando chega o período dos festejos de Santa Luzia minhas lembranças dão uma volta no tempo, retroagindo minhas recordações a época de menino de calças curtas, vindo da Timbaúba puxado pela mão de minha avó Maria Januária assistir o novenário da nossa padroeira na antiga cidade, onde hoje denomina-se cidade histórica. 
As doceiras na produção do doce davam os mais diversos contornos, enfeitando com cores variadas, transformando em brinquedos, sapatinhos, cachimbos, cavalinhos etc e tal como forma de chamar a atenção da criançada.
Ao sair de casa papai me dava sempre um dinheirinho que era totalmente gasto na compra de doces de alfenins, uma guloseima cristalizada de açúcar branco e umas voltas de baleeiras, carrocel e até no jogo de caipira de seu Cícero.
 A cada ano meu paladar é aguçado, sacio minha vontade que teve inicio na fase juvenil. compro alfenim aos doceiros, mercadores ambulantes que vem assistir com pontualidade a missa e a procissão 'Luziana" que finaliza os festejos em nossa estimada urbe em 13 de dezembro. 
Nesta data todos tem a oportunidade de preservação desta tradicional cultura gastronômica, muito conhecida pelos beiradeiros do Vale do Açu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário