segunda-feira, dezembro 1

Prefeito Abelardo Rodrigues participa do Congresso “Justiça e Escola”

Autoridades presente ao evento
Autoridades presente ao evento

O 1º Congresso Estadual do programa “Justiça e Escola”, coordenado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, por meio do seu Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS), antecipou na manhã de sexta-feira (28), um dos principais alvos para o ano de 2015. Já em janeiro, os secretários de Educação dos municípios do RN serão convidados a participarem do programa, além daqueles que já desenvolvem parcerias mais efetivas com o Judiciário potiguar.

A proposta foi antecipada pelo coordenador executivo do Justiça e Escola, juiz José Undário Andrade, que enfatizou a necessidade de um feedback por parte das secretarias de Educação. “O Congresso foi pensado, justamente, para ser um espaço de provocação, no melhor dos sentidos. Um espaço para promover um interesse nos municípios de aderirem à metodologia do programa”, apontou o magistrado.

A metodologia O Caráter Conta, que foi integrada ao programa, trabalha com seis pilares, repassados aos educadores e que são retransmitidos aos alunos, que são os pilares do Zelo, Cidadania, Respeito, Senso de Justiça, Sinceridade e Responsabilidade.

Prefeito Abelardo Rodrigues prestigiando o Congresso
Prefeito Abelardo Rodrigues prestigiando o Congresso

No Brasil, a iniciativa começou pelos estados de Santa Catarina e Minas Gerais, sendo trazida pelo TJ para o Rio Grande do Norte em 2007. O Justiça e Escola já foi realizado junto a professores e estudantes das redes de ensino dos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Assú, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Alto do Rodrigues, Pau dos Ferros, Itajá, São Tomé, Tangará, Nova Cruz, Afonso Bezerra, Maxaranguape, Vera Cruz, Serra Caiada, Macaíba, Santana do Matos, Monte Alegre, Santa Cruz, com o objetivo de aproximar as ações da Educação e da Justiça, em suas diversas áreas de atuação, contribuindo assim para a melhoria na qualidade da Educação.

O Congresso ocorre com a presença estimada de cerca de 500 educadores, professores e autoridades da área de ensino de 19 municípios potiguar e já abordou temas como “Educação, Gestão Democrática e Valores Éticos na Escola”, trazido pelo professor doutor da UFRN, Walter Pinheiro Barbosa.

Apresentações como encenações teatrais e peças instrumentais contemplaram o evento.
Apresentações como encenações teatrais e peças instrumentais contemplaram o evento.

O congresso contou com diversas apresentações como encenações teatrais e peças instrumentais e, a mesa dos trabalhos foi coordenada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino, com destaque para a desembargadora Maria Zenaide Bezerra, vice-presidente do TRE/RN, que foi homenageada.

Fonte: Agencia No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário