sexta-feira, janeiro 2

GOVERNO NEGATIVO, COMEÇA NA DEFENSIVA



CarLOS CHAGAS


Das dificuldades que a presidente Dilma enfrentará em 2015,  a mais urgente será estabelecer um objetivo para o seu segundo  governo. Em pouco ou nada ajudou a composição do novo ministério.  Primeiro por faltar identidade aos  39 ministros. Nada os une, tudo os separa. Tivesse sido feita a todos a pergunta sobre qual o rumo  fundamental a seguir nos próximos quatro anos e não   se registrariam  duas respostas iguais. Mesmo entre os 13 companheiros, o vazio  é uma constante. Nem haverá que falar dos 6 do PMDB, representantes de correntes dissociadas. Quanto aos demais, incluídos os sem filiação partidária, a mesma coisa. Heterogêneo, o grupo prima pela falta de um denominador  comum.  Evitar a estagnação econômica não é programa,  muito menos garantir maioria parlamentar para impedir iniciativas da oposição, a começar pelo  impeachment. Numa palavra, o governo acaba de ser  composto  por suas  características negativas. Fica devendo  metas construtivas. Não poderia ser diferente. Faltou à campanha da reeleição um programa  onde  a candidata exporia  propósitos e objetivos.  É do que carece  o novo governo.
UMA PAISAGEM DIFERENTE
Voltaire acabara de chegar a Paris. Jovem voluntarista, ao saber que o Regente,  Felipe d’Orleáns, por medida de economia, decidira vender metade das  cavalariças reais, escreveu que em vez de desfazer-se de parte dos seus  cavalos o soberano deveria livrar-se dos asnos então  gravitando ao redor do trono. Passeando no Bois de Boulogne, o Regente deparou-se com  Voltaire e  ofereceu-lhe uma paisagem   por ele desconhecida: uma cela na Bastilha, com vista para a capital francesa.  Depois de alguns meses, arrependido, Felipe mandou soltar o prisioneiro e ainda destinou-lhe uma pensão mensal. O irreverente crítico agradeceu, em carta, acentuando a satisfação de o governo prover sua alimentação, mas abria mão da hospedagem…
Inexistem razões para interpretar os julgamentos pelo que eles não são. Os mensaleiros vem  sendo dispensados da hospedagem a eles oferecida e da inusitada vista de Brasília, pelas janelas da Papuda.  Parecem felizes por   cuidar da própria  alimentação…
QUEM REALMENTE MANDA
Sugeriram ao novo ministro das Minas e Energia, senador Eduardo Braga, do PMDB, solicitar  um imediato  despacho com a presidente Dilma para saber se pode nomear o segundo escalão de seu ministério, do qual faz parte a Petrobras. Conselho do vice-presidente Michel Temer: “espere ela viajar para o exterior…”
DÚVIDAS
Até ontem, pelo menos, estavam mantidos os comandantes do Exército,  Marinha e Aeronáutica. A dúvida é saber a razão: a presidente Dilma  está muito satisfeita com o desempenho deles ou, no reverso da medalha, vão ficar como castigo…

Nenhum comentário:

Postar um comentário