quarta-feira, janeiro 28

Nível de barragem preocupa abastecimento de Mossoró

Nehilton Barreto diz que o baixo nível da barragem preocupa – Foto Ednilto Neves
Nehilton Barreto diz que o baixo nível da barragem preocupa – Foto Ednilto Neves

A CAERN descarta, por enquanto,o racionamento de água em Mossoró. Apenas 30% da cidade é abastecida pela adutora Jerônimo Rosado que vem da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu. O reservatório está com 30,82% da sua capacidade e isso já preocupa.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) descarta, por enquanto,o racionamento de água em Mossoró. Apenas 30% da cidade é abastecida pela adutora Jerônimo Rosado que vem da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu. O reservatório está com 30,82% da sua capacidade e isso já preocupa. Mesmo descartando o racionamento no momento, a orientação dada à população é de economizar.
A situação volumétrica de reservatórios édivulgada pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH).Os outros 70% do abastecimento de Mossoró são feitos pelos poços artesianos. O gerente regional da Caern informa que essas estruturas estão funcionando e abastecendo a cidade normalmente.
O gerente regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) em Mossoró, Nehilton Barreto, diz que existe uma preocupação.”Se não chover a tendência é piorar e o nível da barragem diminuir ainda mais”, afirma.
Ano passado a Agência Nacional de Águas (ANA) diminuiu a abertura da comporta visando reduzir a vazão da barragem. O procedimento afetou diretamente Mossoró e a cidade de Assú.
O ponto de captação da adutora Jerônimo Rosado fica após a comporta. Se a vazão diminuir, a captação também diminui. “Houve prejuízo no abastecimento de Mossoró e Assú. Depois eles abriram mais a comporta e a vazão aumentou, fazendo com que a captação também aumentasse. Nós tememos que seja preciso fechar mais uma vez a comporta”, explica Nehilton Barreto.
De acordo com a assessoria de comunicação da Caern, a região Oeste não está sofrendo tanto porque a maior parte do abastecimento das cidades é feito por poços. Já os municípios do Seridó e Alto-Oeste, que dependem da água dos reservatórios, estão passando por dificuldades.
A Jerônimo Rosado atende quase todas as áreas de Mossoró, principalmente a região central da cidade.
AMPLIAÇÃO
A Caern iniciou ontem, 26, as obras da adutora que interligará os reservatórios do bairro Belo Horizonte e da comunidade do Sítio Estreito. O serviço implantará a adutora em direção à Avenida Alberto Maranhão até a RN 117 (estrada para Governador Dix-sept Rosado). O trecho da Rua Dom Helder e imediações da Rua Capitão Luís Firmino, ambas no Belo Horizonte, está interditado.
A adutora tem 7,2 quilômetros de extensão e diâmetro de 250 milímetros. A interligação dos dois reservatórios faz parte da nova concepção de abastecimento de Mossoró, que irá setorizar a distribuição de água na cidade. A concepção de atendimento operacional prevê a divisão do abastecimento por setores, o que permite uma melhor distribuição para cada região da cidade.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário