quarta-feira, abril 15

Ideli Salvatti deve representar o Brasil na Câmara Ibero-Americana

 Demitida da Secretaria de Direitos Humanos, a ex-ministra Ideli Salvatti vai ocupar um cargo internacional representando o Brasil. O martelo ainda não foi batido pela presidente Dilma, mas entre três alternativas, a mais provável é sua indicação para a Câmara Ibero-Americana, que tem como sede de sua secretaria-geral a Espanha. Uma das principais atividades políticas da Câmara é o Latinobarômetro, que produz um ranking da imagem dos países e de suas democracias. A instituição também tem escritórios no México, no Uruguai e no Panamá. A Câmara Ibero-Americana atua ainda na promoção dos direitos humanos, dos direitos das mulheres, em questões de gênero, migração, cultura e temas econômicos e fiscais. 
Aqui a ex-ministra Ideli Salvatti aparece ao lado da apresentadora Xuxa Meneghel em sessão da Comissão da Constituição da Justiça da Câmara, quando ambas se posicionaram contra a aprovação da Lei da Palmada.
No governo Dilma ela foi ministra da Pesca e Aquicultura, depois Secretaria de Relações Institucionais e, por fim para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. No governo Lula foi líder da bancada petista no Senado a partir de 2006, sendo depois, em 2009, líder do governo no Congresso.  
Ideli na década de 70, em Joinville (SC) atuou nas CEBs, Pastoral Operária, Associações de Moradores e no Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Foi fundadora do PT e da CUT estaduais. Em 1994, foi eleita pela primeira vez para o mandato de deputada estadual(1995-1998) e reeleita em 1998 (1999-2002). Em 2002, numa eleição bastante disputada, torna-se a primeira mulher a ser eleita senadora do estado de Santa Catarina.
Fonte: Colunista Ilimar Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário