quinta-feira, julho 23

RETROSPECTIVA: A HISTÓRIA NÃO MORRE NEM CADUCA

CARTA ABERTA AO AMIGO EM COMUM MODESTO BATISTA (ESCRITA Por Aluízio Lacerda)*



Morre o Homem, o mito fica e a história permanece ... Avante companheiros ... A luta continua!

Esse texto apesar de ser aberto aos demais leitores do blog, escrevo diretamente para o camarada "Modesto Cornélio Batista Neto". 
Ele que é um apaixonado por ilustres revolucionários, desde Che Guevara aos mais lídimos precursores  dos movimentos de massa do proletariado universal: Max, Lenin, Stalin, Trostky, admirador do nacionalista Leonel de Moura Brizola, refutando sempre com veemência quem o rotulou de caudilho, abre alas para cumprimentar o grande lider cubano Fidel Castro e guarda com indelével memória a figura  de Luiz Carlos Prestes.
Aluízio Lacerda                                                                                                                                                                  
Modesto, ficou um tanto boquiaberto , quando relatei que em 1986,  fui ao Rio de Janeiro   participar de um Congresso Nacional da CUT.  A  delegação do RN ficou albergada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), local bem próximo do Maracanã.Como sou Flamenguista roxo, resolvi gazear uma plenária no domingo a tarde para assitir o clássico FLA X FLU.

Ingresso comprado, entrei numa tremenda fila para adentrar ao Maracanã, eis que de repente encontrei com o deputado Acácio Caldeira, secretário particular do Cavaleiro da Esperança.

Modesto Batista
Naquela época, exercia meu único mandato, vereador pelo PMDB em Carnaubais, mantinha uma atualizada comunicação com o comunista Acácio, sempre recebendo dele muitas correspondências do PCB,  me deixando por dentro das lutas progressistas.

Foi aí que ele, (Acácio) me interpelou, vai perder a plenária de hoje a tarde?
 O palestrante convidado é o ''VELHO"  tratamento carinhoso que os comunista davam á PRESTES.

Não titubeei, corrigi o vacilo, coloquei o ingresso no bolso pra trazer como lembrança e voltei para o Maracanãzinho lotado, todos de pé, gritando o nome do Camarada simbolo maior do comunismo brasileiro. 

Tive sim Modesto, a feliz oportunidade de ser apresentado ao Velho, pelo amigo Acácio Caldeira, cujas palavras iniciais de Prestes ao apertar minha mão foi a seguinte: Você é do Rio Grande do  Norte, me dê noticias do camarada VULPIANO - respondi fazer algum tempo que não via Dr. Vulpiano Cavalcante, ele emendou a conversa, pergunto pelo estado de saúde dele, politicamente ele sempre foi ótimo.
Luis Carlos Prestes - Foto 1959
Pra completar minha satisfação o Jornal EXTRA-BRASIL, estampava na primeira página no dia seguinte a foto de Prestes, conversando com os embaixadores de cinco colônias africanas e o blogueiro aqui ao lado presenciando toda a conversa.
Morre o Homem, o mito fica e a história permanece... Avante companheiros... A luta continua!


(*) - Aluízio Lacerda, ex vereador em Carnaubais, titular do Blogaluiziolacerda.zip.net ex editor de jornal, escreve a coluna "Vale do Açú passado a limpo" no Jornal Cajarana, conhecedor dos valores e contrapontos da região do grande vale. Em mal traçadas linhas, como um dos seus jargões extravasa espontaneidade e sem papa na língua transcreve quase tudo que pensa. Um abraço aos amigos em comum. 
Redação Cajarana Blogspot - Ponto de Vista
ADENDO DO BLOG:( ATUALMENTE ESTAMOS AQUI )
Aluizio Lacerda



Nenhum comentário:

Postar um comentário