quarta-feira, março 30

TROCANDO SEIS POR MEIA DÚZIA



Com o PMDB e penduricalhos caindo fora, a pergunta que se faz é como ficará o governo do PT. Ainda mais se nesse curto espaço de tempo a presidente Dilma vier a sofrer o impeachment. Há quem suponha o desmonte das estruturas que vinham até pouco sustentando os companheiros e seus cada vez mais diminutos aliados.
Existem momentos na vida das nações em que se torna necessário recomeçar. Este pode ser um deles. Adianta muito pouco, ou pode não adiantar nada, seguir com planos, projetos, ideias e pessoas que começaram a falhar faz muito, mas,  de um dia para  outro, desapareceram. Por onde anda a presidente Dilma? E seu partido? Seus ministros, o gato comeu?
Até o Lula parece haver desaparecido. Um vazio sem limites cerca não apenas a capital federal, mas o país inteiro. Vale indagar onde se encontra o proletariado. As forças produtivas. A classe média. A juventude e a velhice?
Todos viram-se atingidos pelo desemprego, a alta do custo de vida, a inflação, a estagnação econômica e a falta de projetos de desenvolvimento. Os serviços públicos.
SEM PASSADO, SEM FUTURO
Deixada  sem passado, a nação  perdeu o futuro. Não poderia dar em outra coisa: o vazio. A ausência de um roteiro  capaz de preencher necessidades e sonhos.  Nem eleições poderiam ocupar o espaço. Muito menos partidos.  Sai  Dilma, entra Temer.  Equivale a trocar seis por meia dúzia.
A pergunta é sobre onde erramos, ainda que poucas  vezes tenhamos acertado. Não se trata de encontrar ideologias, muito menos planos fantasiosos. Tanto faz esperar ilusões. O trabalho poderia  suprir desilusões, se nele pudéssemos acreditar. Ciência e  sabedoria passam ao largo.
Em suma, só e abandonada, tornamo-nos uma nação sem ter no que e em quem acreditar. É o resultado da falta de homens e de ideias, do deserto que viramos.

Por Carlos Chagas - Tribuna da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário