quinta-feira, março 16

Ipanguaçu: IDEMA/RN coordena demolição de barracas nas margens do açude público Pataxó



A equipe de fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA/RN), acompanhou, na terça-feira (14), a remoção de barracas instaladas irregularmente em Área de Preservação Permanente (APP), nas margens do açude público Pataxó.
A ação contou com o apoio da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), Polícia Militar e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Ipanguaçu, transmite informação da assessoria de imprensa do órgão ambiental, na capital do estado.
Através de denúncia no serviço Alô IDEMA, o Instituto realizou vistoria na área, em março de 2016, e constatou a ocupação de sete barracas na margem do reservatório.
Os proprietários identificados foram notificados e tiveram 30 dias para saírem do local.
Não obedecendo à medida, o IDEMA emitiu o Auto de Infração e acionou a Prefeitura para realizar a remoção das barracas.
Além da ocupação indevida na APP, o local possuía bastante lixo e boa parte dos dejetos eram jogados no açude. A população apoiou a ação do IDEMA, uma vez que o ambiente estava se tornando insalubre”, afirmou a bióloga Juliana Macêdo.
Antes de demolição ocorrida na terça-feira, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vinha realizando um trabalho de sensibilização ambiental com os barraqueiros quanto a ocupação irregular na Área de Preservação Permanente.
A ação do IDEMA junto a Prefeitura deu todos os prazos e condições para que os proprietários retirassem seus pertences.
Uma das principais funções de uma APP é assegurar a estabilidade ambiental através da manutenção de sua vegetação nativa e a não permissão de uso contínuo, daí a necessidade de remoção das barracas”, disse o diretor técnico do IDEMA, Luiz Augusto Santiago Neto.
O IDEMA coordenou a demolição através das técnicas Izabela Laurentino e Juliana Macêdo, com apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, CIPAM e Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário