segunda-feira, maio 29

GUAMARÉ NOTICIAS

Prefeito autoriza investimentos na Saúde


Uma reunião de trabalho entre o prefeito de Guamaré Hélio Willamy e o secretário municipal de Saúde, Adriano Diógenes definiu na última semana algumas ações que vão melhorar ainda mais a saúde pública de Guamaré.
Segundo revelou Adriano Diógenes, vários projetos serão retomados, a exemplo da reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Lucas de Miranda. Outros investimentos como a aquisição de sistema de vídeo laparoscopia para o Centro Cirúrgico e a modernização do sistema de Raio-X estão entre as metas.
A contratação de uma equipe especializada em tecnologia de informação para a implantação de sistema de gestão e de atendimento em todas as unidades de saúde, incluindo um sistema para classificação de risco no hospital e na UPA foi outra novidade anunciada pelo prefeito na reunião.
“Com esses sistemas em operação será possível lançar os exames através de uma rede integrada, onde o médico terá acesso aos resultados, onde quer que esteja, facilitando as emissões de laudos e as avaliações e o acompanhamento dos pacientes”, explicou o secretário Adriano Diógenes.

Equipamentos
A aquisição de computadores, impressoras e periféricos para todas as Unidades de Saúde também foi uma decisão tomada no encontro, que definiu ainda aquisição de medicamentos para a farmácia básica e de média complexidade, para garantir o suporte terapêutico.
O prefeito Hélio Willamy também autorizou a aquisição de insumos para todas as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Especialidades Odontológicas-CEO. “Identificamos as deficiências do hospital e de outros setores e vamos trabalhar para que esses investimentos cheguem o mais breve, refletindo diretamente no bem estar da população”, concluiu o prefeito Hélio Willamy.
Vacinação contra febre aftosa atinge 95% do rebanho em Guamaré 

 
A vacinação contra a febre aftosa atingiu 95% da meta estimada pela Prefeitura de Guamaré no município. A informação é da Secretaria Municipal de Agricultura que anunciou na sexta-feira, 26, os resultados da 1ª etapa da campanha de imunização do rebanho bovino, que segue até a próxima quarta-feira, 31. 
A campanha “Vamos Manter o RN Livre da Febre Aftosa” tem o objetivo de fortalecer o pequeno criador e incrementar a economia local. Com recursos próprios, a Prefeitura de Guamaré adquiriu 1800 doses da vacina e os trabalhos estão sendo acompanhados de perto pelo Secretário Municipal de Agricultura, José Reginaldo e ainda por técnicos do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária- IDIARN.
Segundo a Controladora Geral do Município, Anne Kelly Teixeira que acompanha também os servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, as equipes técnicas estão percorrendo todo o município, imunizando e entregando no ato da vacina a Declaração de Animal Vacinado. O documento dá direito ao criador de transportar e comercializar o animal.
“Vamos continuar a segunda etapa e trabalhar para vacinar o maior número possível de animais”, disse José Reginaldo, lembrando que o produtor que não vacinar seu rebanho ficará inadimplente com o IDIARN e corre o risco de ser multado, além de perder o acesso às linhas de crédito das instituições financeiras e benefícios concedidos pelo Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário