quarta-feira, novembro 15

SÍNTESE HISTÓRICA DE INÁCIO DIAS DE LACERDA

Resultado de imagem para imagem de papai e mãe inacio lacerda e joaquina
01/01/ de 1925 à 22 de 07/1999. ( Saudades Eternas)
Inácio Dias de Lacerda nascido em 1º de Janeiro de 1925 era filho de Mathias Nereu de Oliveira Lacerda proprietário rural na comunidade de Arraial, tendo Ioiô Lacerda seu pai enviuvado e casado em segunda núpcias com Maria Januária Pessoa construindo com este matrimônio, uma prole de 9 filhos, entre os quais o homenageado desta edição. 
Sendo todos responsáveis pela multiplicação da imensa descendência  dos "Lacerdas" no estado potiguar.
Inácio aos 22 anos de idade em 1947, casou-se religiosamente com Joaquina Paulino de Andrade,  sendo pai de 11 filhos fruto desta união  -  dos quais apenas: Aluízio, Arnóbio (in memorian) Ademir e Tânia venceram o ciclo da mortalidade infantil para viverem sobre os cuidados dos seus genitores até ficarem maiores de idade. 
Inácio Lacerda como era tratado por todos, ainda deixou registrado mais dois filhos fora desta união conjugal: Francisco Antônio Lacerda dos Santos e Maria do Céu Lacerda dos Santos. 
Inácio Lacerda apesar da pouca escolaridade tinha visão empreendedora, sendo um empregador avulso dos trabalhadores da colheita do extravismo da palha da carnaúba e um dos principais produtores manual da cera de carnaúba por quase meio século.
No campo político foi vereador do município de Assú, antes de Carnaubais ganhar sua autonomia administrativa. 
Exerceu neste período forte influência partidária, ajudando nas eleições da vários prefeitos da cidade. Foi fundador do PDT no município e do Sindicato dos trabalhadores Rurais no ano de 1971 do século XX. 
Deixando sua marca de trabalho ao construir juntamente com a categoria assalariada a sede do sindicato situada no centro da cidade.
Inácio Dias de Lacerda, fez uso dos seus esforços pessoais, fazendo politica as suas expensas, para bem servir a comunidade: época em que um vereador e presidente de sindicato não tinha remuneração pelo serviço prestado.
Morreu em 22 de julho de 1999, deixando uma larga folha de serviço ao povo carnaubaense e deixando como herança para a família a honradez como exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário