quinta-feira, março 23

Caravana de Escritores Potiguares promove mais quatro edições a partir desta sexta-feira (24)




Ações ocorrerão em João Câmara, Areia Branca, Natal e Poço Branco
Patrocinada pela Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, por meio da Lei Estadual Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, a Caravana de Escritores Potiguares promove mais quatro edições do encontro entre autores e leitores a partir desta sexta-feira (24). São elas:
Na sexta-feira (24), às 9h, na Associação Comunitária do Amarelão, em João Câmara, com a presença dos escritores Alfredo Neves, Carlos Fialho, Clemilson Sena, Damião Gomes, Edson Soares, Francisco Martins, João Andrade, José de Castro, Leocy Saraiva, Manoel Onofre Jr, Oreny Júnior e Thiago Gonzaga.
Na segunda-feira (27), às 14h, em Areia Branca, com escritores e poetas radicados em Mossoró e região. 
Na sexta-feira (31), às 9h, na Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, no Loteamento José Sarney, em Natal, e na quarta-feira (05/04), às 14h, na Escola Estadual Carmem Costa, em Poço Branco.
A Caravana de Escritores Potiguares foi um dos 17 projetos culturais patrocinados pela Cosern em 2016, com ações pré-agendadas também para 2017. O patrocínio está apoiado nos princípios de sustentabilidade do Grupo Neoenergia para o desenvolvimento das comunidades, realizando parcerias e implementando programas que contribuam para o desenvolvimento social, por meio de ações de empoderamento e de valorização da 
A iniciativa promove a leitura, a literatura e divulga a produção literária norte-rio-grandense. Reunindo autores, alunos e professores em eventos realizados diretamente nas comunidades, os encontros são marcados pela descontração e emotividade, contando com palestras, intervenções e recitações, além de sorteios e doações de 
SERVIÇO:
Agenda da Caravana de Escritores Potiguares
Sexta-feira (24/03) às 9h: João Câmara (Associação Comunitária do Amarelão)
Segunda-feira (27/03) às 14h: Areia Branca
Sexta-feira (31/03) às 9h: Natal – Loteamento José Sarney (Escola Municipal Prof.ª. Maria Madalena Xavier de Andrade)
Quarta-feira (5/04) às 14h: Poço Branco (Escola Estadual Carmem 
Informações sobre o Projeto:
Christian Vasconcelos: (84) 99151.7907 (Assessoria de Comunicação da Caravana de Escritores)


GESTÃO ALAOR PESSOA EM ITAJÁ CONTABILIZA AVANÇOS NA SAÚDE DO MUNICIPIO DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE


Reorganizar a saúde pública de Itajá é uma das principais metas do prefeito Alaor pessoa, que tem como projeto de administração, a reconstrução da qualidade de vida na cidade de Itajá. Focado nesse objetivo, a secretaria municipal de saúde, tem concentrado esforços em promover uma ampla reformulação na saúde pública, reestruturando o sistema único de saúde (sus) em Itajá.
Os avanços são visíveis, que se consolidam no dia-a-dia, como melhorias feitas na rede de atenção básica.
Nesse primeiro trimestre já contamos com atendimento nos três PSF`S com equipe completa, composta por médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Outro ponto positivo para saúde do município é que contamos com médicos plantonistas diariamente na unidade integrada de saúde Maria carmelita pessoa, onde podemos ressaltar também um grande avanço nas consultas e exames pactuados para outros municípios, no qual foram marcadas mais de 400 (quatrocentas) consultas e exames de média complexidade e 35 exames de alta complexidade, tais como: ressonâncias, tomografias, cintilografias e outros. Realizamos em média 300 (trezentas) USG na unidade integrada de saúde Maria Carmelita Pessoa.

"comunicacao@itaja.rn.gov.br"


TRABALHO É UM LEMA ROTINEIRO NA ADMINISTRAÇÃO DE CHICO BERTULEZA EM AFONSO BEZERRA

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza
Sempre atuante, e buscando presenciar cada ação do município, o prefeito Chico Bertuleza, na manhã desta quinta-feira, 23 de março, esteve presente ao lado do Secretário de Obras e Urbanismo, Gilvan Avelino, em visita a Lavanderia Municipal, na qual de imediato passou por uma limpeza geral.
É importante que esse estabelecimento esteja em bom uso, uma vez que muita famílias são beneficiadas, diante disso, estão sendo elaboradas possíveis melhorias no local.

ATENÇÃO CADASTRADOS DO BOLSA FAMILIA

Resultado de imagem para comunicado importante
Informamos a população que reside na micro área da Agente Comunitária de Saúde "JOSELITA", que o acompanhamento do "Bolsa Família" (pesagem e medição), será realizado nos dias 27 e 28 de março do mês em curso.
 Os cadastrados devem se dirigir a Escola Abel Velho no horário das 8.00 ás 12.00 hs: nestas referidas datas.
Convém salientar que a apresentação do cartão do SUS é fundamental para a regularidade da situação.
Atenciosamente:
Equipe do Centro de Saúde de Carnaubais (ESF III).

PREFEITO DE ITAJÁ, ALAOR PESSOA, FAZ REUNIÃO COM A EQUIPE DE ESPORTE E LAZER

ALAOR 1
O prefeito do município de Itajá/RN, Alaor Pessoa, esteve reunido neste dia 22/03/2017, às 17h, em seu Gabinete com todos os profissionais envolvidos com atividades esportivas no âmbito da administração municipal. Na oportunidade o prefeito apresentou a síntese do Plano de Governo para área de esporte e lazer.
A reunião foi coordenada por Gilmar Medeiros Lopes, secretário municipal de administração dos recursos humanos, e contou com a participação do secretário municipal de esporte e lazer, Raimundo Nonato Soares Dantas que estava acompanhado de sua equipe. Ainda esteve presente à reunião Maria Josélia Valentim Lopes Custódio, secretária municipal de educação, na companhia dos professores Gilson Lopes e Airton Garcia de Medeiros. Marcou presença também João Evangelista Lopes, secretário de transporte.
Gilmar lembrou a todos que o Plano de Governo construindo com nossa gente é o resultado do esforço de vários sujeitos mobilizados nos diversos seguimentos da sociedade, que participaram do processo de discussão e construção de propostas a serem executadas pela administração municipal no exercício de 2017 a 2020.
As ações apresentadas durante a reunião representamuma síntese das propostas para o esporte, a fim de dar continuidade ao intenso processo de transformação e desenvolvimento do município de Itajá, que assumimos com nossa gente.
Em seguida o prefeito, Alaor Pessoa, destacou que era necessário estabelecermos metas, buscar parcerias entre os órgãos da administração municipal, sociedade civil, poder judiciário, instituições públicas ou privadas em níveis local, estadual e nacional e para isso apresentou as principais propostas:
Propostas:
Ø  Promover o Campeonato interblocos anualmente;
Ø  Garantir apoio aos estudantes das escolas públicas de Itajá para participar dos JERN’S;
Ø  Garantir apoio aos atletas e projetos sociais com: materiais esportivos, condições de deslocamento e ajuda financeiro quando for necessário participar de competições regionais, estaduais e nacionais;
Ø  Garantir apoio a eventos socioesportivos regionais, estadual: moto clube, jipes, Cavalgada, vaquejadas, atividades esportivas;
Ø  Incentivar a prática esportiva de jovens: meninos e meninas em diversas modalidades como o futebol, o vôlei, handebol, basquete, o xadrez, o futsal, atletismo, artes maciais e dentre outras;
Ø  Oferecer formação/curso de arbitragem nas diversas modalidades esportivas;
Ø  Distribuir de material esportivo para atletas amadores e de representação municipal;
Ø  Fazer parceria com os governos estadual, federal e iniciativa privada para a construção do Museu do Esporte Itajaense – MEI;
Ø  Buscar parceria junto ao Governo Federal para construir praças para a prática esportiva com acompanhamento profissional;
Ø  Buscar parcerias com as instituições privadas para a representação da cidade no campeonato da 2ª divisão do Estado;
Ø  Elaborar e instituir o Calendário Anual de Eventos Esportivos do município;
Ø  Criar o Projeto Caminhando para a Vida para garantir aos idosos a realização de uma prática esportiva realizada com o acompanhamento de profissionais especializados;
Ø  Realizar Campeonatos Municipais de diversas modalidades esportivas nas categorias infantil, infanto-juvenil e adultos;
Ø  Buscar parcerias para a construção de quadras esportivas;
Ø  Apoiar a Realização de Campeonatos Intermunicipais.
Após a apresentação dessa síntese, o secretário de esportes, Raimundo Nonato, lembrou que outras propostas podem ser incluídas e que sua equipe já tinha elaborado o Calendário de Atividades Esportivas para 2017.
O secretário de administração, Gilmar, ressaltou que era imprescindível à definição da melhor forma de executar cada ação. Isso implica fazermos o planejamento com bastante antecedência e consulta prévia sobre a disponibilidade de recursos humanos e financeiros.
Por fim, o prefeito, Alaor informou que ao completarmos 100 dias de Governo irá fazer uma avaliação dos primeiros resultados: conquistas, desafios, dificuldades e alternativas face aos obstáculos encontrados. Cada secretaria terá a oportunidade de apresentar o seu Relatório dos 100 dias de Governo, por meio físico e através de apresentação com toda a equipe.
Para operacionalizar os trabalhos da reunião foi sugerido um modelo de Plano de Ação e outro de Relatório dos 100 dias de Governo. Esses dois instrumentos foram bem aceitos e vão ajudar no processo de avaliação contínua da gestão que também foi um compromisso assumido.
A reunião foi concluída com a discussão sobre o Campeonato da Cidade de Futebol de Campo que está programado para o final do mês de abril. Alaor agradeceu a presença de todos e autorizou que fossem tomadas todas as medidas necessárias para realização da referida competição.
SECOM/ITAJÁ

PREVISÃO DE CHUVAS NO RN

Resultado de imagem para NETO BURREGO ASSU

A EMPARN prevê a tendência de que as chuvas apresentem um comportamento próximo da normalidade climatológica em grande parte do norte do Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte. Segundo estudos meteorológicos, “as chuvas serão mais intensas em regiões como o Alto Oeste e Vale do Assu. Já em áreas como o Seridó, Agreste e Litoral as precipitações devem ser mais escassas. A média de chuvas no semiárido para os meses de fevereiro, fevereiro, março e abril, que corresponde a estação chuvosa e maio da pós estação deve girar em torno de 500mm, o que não será suficiente para encher os grandes reservatórios, mas garante uma boa recarga de água nas pequenas bacias”.
A previsão climática para o trimestre Março, Abril e Maio de 2017 para o Nordeste, baseada nos estudos climatológicos e meteorológicos, indica que para o centro-norte da região do Semiárido a previsão é de que a categoria com maior probabilidade é de abaixo da faixa normal climatológica (40%) seguida da categoria dentro da faixa climatológica (35%). Sobre o sul dessa região há baixa previsibilidade para o período, o que implica em igual probabilidade para as três categorias, ou seja a precipitação tem a mesma probabilidade de ficar acima, próxima ou abaixo da média histórica. As anomalias negativas que ocorriam sobre o Oceano Pacifico equatorial se dissiparam, e portanto a temperatura da superfície do mar sobre essa região está próximo à sua média histórica.
Por outro lado, as águas no Atlântico Tropical Norte permanecem aquecidas. A persistência de águas superficiais anomalamente aquecidas na região do Atlântico Tropical Norte, no decorrer do trimestre, como é previsto pela maioria dos modelos de previsão climática sazonal, favorece a continuidade da condição de déficit pluviométrico no centro-norte da Região Nordeste. Para o trimestre Março, Abril e Maio, principal período da estação chuvosa do norte da Região Nordeste, as previsões climáticas para a região semiárida indicam a categoria abaixo da faixa normal climatológica como a mais provável. Se esses prognósticos se confirmarem passaremos para o sexto ano consecutivo de redução drástica na precipitação pluviométrica, cujos efeitos deverão ser os mais perversos dos últimos cem anos.
Nesse contexto, se faz necessário que os governantes priorizem os assuntos dos recursos hídricos e da irrigação, como alternativa, assegurando a adequada coordenação, expansão e sustentabilidade das modalidades privadas e parceria público/privada, sobretudo na região nordeste, traçando, portanto, uma efetiva política de desenvolvimento regional integrado, consubstanciada no preceito constitucional da redução das desigualdades.

Antonio de Paula Batista
Economista

Deputado George Soares lamenta “falecimento da saúde”

Crédito da Foto: Eduardo Maia
Em pronunciamento nesta quinta-feira (23) no Plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual George Soares (PR) repercutiu a entrevista concedida pelo secretário estadual de Saúde, George Antunes, à imprensa local. “O secretário comunicou o falecimento da Saúde”, alertou o parlamentar, demonstrando preocupação com as declarações do gestor. 
“A saúde está inadministrável com um déficit de dez milhões de reais”, disse o deputado, comentando que, pela entrevista, o secretário admite até deixar o cargo. Em seu pronunciamento, George Soares também falou sobre a situação da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer, que através de nota, revelou que o Governo ainda não repassou os pagamentos de dezembro de 2016 e janeiro de 2017, acumulando um atraso de um milhão e trezentos mil reais. “Vale ressaltar que a Liga atende pessoas de Mossoró e da região Oeste e Vale do Açu. Quero fazer um apelo ao Governo para que priorize esses pagamentos”, cobrou George.
O parlamentar também citou o plano do Governo do Estado de reformar hospitais, mas criticou o fato de até agora nenhuma reforma ter sido feita. George relatou o caso do Hospital de Assu, que desde sua construção, “ainda no Governo de Garibaldi”, nunca passou por uma reforma estruturante, mas que está contemplado dentro do programa “RN Sustentável” do Governo do Estado com recursos do Banco Mundial.
UERN
George Soares também parabenizou o Reitor da UERN, Pedro Fernandes, pela reeleição para o cargo, lembrando que a chapa vitoriosa teve maioria absoluta no colégio eleitoral de Assu, onde votaram estudantes, servidores e professores.
Fonte: ALRN 

 

Empresa é condenada por usar “crise” como desculpa para não pagar trabalhador


A 3ª Vara do Trabalho de Natal (RN) condenou a empresa Posidonia Serviços Marítimos Ltda. a pagar as verbas rescisórias de um empregado demitido sem justa causa.
Em sua defesa, a empresa alegou não ter pago as verbas rescisórias em virtude da “crise financeira existente no país e, em particular, a gravidade das dificuldades financeiras por si vivenciadas”

O juiz Décio Teixeira de Carvalho Júnior discordou da alegação apresentada pela empresa, por entender que a crise financeira não justificaria o descumprimento das obrigações trabalhistas.

“Os problemas financeiros por ela enfrentados não constituem juridicamente o que se entende por ‘força maior’, seja porque o ônus do negócio não pode ser transferido ao empregado, seja porque a situação em apreço não se enquadra no conceito de força maior previsto no art. 501 da CLT”, ressaltou o magistrado.

Com a decisão, o trabalhador demitido terá direito a salário residual, a parte de 13º salário, férias e diferença de FGTS, repouso remunerado, além de multas referentes aos artigos 477 e 467 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Em caso de não pagamento do montante de condenação, no prazo de 15 dias após o trânsito em julgado da decisão, a Posidonia deverá pagar multa de 10%, nos termos do art. 523, § 1º (primeira parte), do CPC.
Processo: 0001639-78.2016.5.21.0003

(SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-TRT)

 

Garibaldi acompanha prefeitos de Guamaré e Carnaúba dos Dantas em audiência no Ministério da Integração


O senador Garibaldi Filho, o ex-ministro Henrique Alves e o deputado estadual Hermano Morais acompanharam os prefeitos de Guamaré, Hélio Miranda, e de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, em audiência com o secretário de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional. Na pauta, pleitos de interesse da população dos dois municípios.
No caso de Guamaré, uma das reivindicações foi a instalação de uma planta de dessalinização no município, investimento em torno de R$ 10 milhões. A equipe técnica do Ministério analisará a viabilidade jurídica do projeto. Já Carnaúba dos Dantas precisa de R$ 4 milhões para a construção de uma barragem. Foi agendada para 5 de abril uma reunião na Secretaria de Segurança Hídrica do Ministério. 
(Assessoria de Imprensa)

CARNAUBAIS ESTARÁ PRESENTE AO ENCONTRO DO PSDB SÁBADO EM NATAL

Resultado de imagem para imagem de thiago meira E WILSON GREGÓRIO
O prefeito de Carnaubais Dr. Thiago e o presidente municipal do PSDB ex- vereador Wilson Gregório, estarão neste sábado em Natal, prestigiando o evento de filiação e adesão de novos prefeitos ao Partido Socialista Democrático Brasileiro. 
A dupla tucana há tempo militam politicamente no PSDB, tendo afinidade politica com o deputado federal Rogério Marinho parlamentar que apoiaram na eleição passada em Carnaubais. 

ALAN LACERDA REIVINDICA DE IVAN JÚNIOR APOIO DA SECRETARIA DE RECURSOS HIDRICOS DO ESTADO PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS EM CARNAUBAIS


O secretário municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Carnaubais Alan Lacerda, esteve com o secretário estadual Ivan Júnior na sede da Secretaria de Recursos Hídricos do RN, reivindicando apoio para perfuração de novos poços artesianos no município.
Nossa meta é perfurar poços individuais para dar autonomia nas comunidades rurais.
Foi também discutido a elaboração de projetos para reaproveitamento de águas, da bacia sanitária para irrigação.

Souza busca apoio da FJA para realização da 1ª Feira Cultural Quilombola em Ipanguaçu




A diretora geral da Fundação José Augusto, Isaura Rosado recebeu nesta quarta-feira (22), o deputado estadual Manoel Cunha Neto “Souza” (PHS), para debater temas relativos às Casas de Cultura Popular, emenda parlamentar destinada para a área cultural e os pleitos dos gestores de Ipanguaçu ligados às atividades culturais no município, como a capacitação da equipe de oficineiros, a reativação da Banda de Musica e o tombamento da Casa Grande da Fazenda Itu, que pertenceu ao ex-deputado Manoel de Melo Montenegro, o Major Montenegro.
 
Participaram da reunião, o vice-prefeito Dr. Thales Marinho, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Nelson Montenegro e o vereador do PHS, Raí das Pedrinhas.
 
A principal pauta do encontro foi norteada pela formalização de um convênio entre a FJA e a Secretaria de Cultura e Turismo de Ipanguaçu, com o objetivo de realizar a 1ª Feira Cultural Quilombola, na Agrovila Picada, que foi oficialmente reconhecida como comunidade remanescente de quilombo através da portaria nº135 de 27 de outubro de 2010 da Fundação Cultural Palmares (FCP), e publicada no Diário Oficial da União no dia 04 de novembro daquele ano. A referida comunidade registra hoje mais de 200 famílias.
 
No encontro, que contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Cultura, o médico, escritor e artista plástico, Iaperi Araújo, a diretora geral da FJA, Isaura Rosado acenou positivamente para a celebração desse convênio com a prefeitura de Ipanguaçu.
 
Ficou definida uma nova reunião na próxima quarta-feira dia 29, às 15h, onde serão debatidos os pontos principais deste convênio.
 

EXISTE UM CAROÇO NESTE ANGÚ


Apesar da belíssima estrutura física da construção do Centro Infantil localizado no Bairro Pacheco, recebemos a informação que o CEMEI é uma obra desconhecida no cadastro do Ministério da Educação em Brasilia. 
Acho que está na hora do ex- gestor de Carnaubais Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas e o seu irmão vereador Nicolau, ex- secretário de Educação neste período, justificarem que mecanismo foi usado, qual foi a engenharia técnica montada para inaugurar a obra e colocar pra funcionar sem ter dado os legais procedimentos para servir a nossa população. 
Dr. Thiago vai ter que ir á Brasilia desatar este nó que foi dado lá atrás por quem devia ter procedido corretamente. 
A obra todos sabem que foi entregue a população sem ter sido executado 100% o que estava projetado. Existe uma pergunta que não se pode deixar de fazer. 
Qual foi a pirotecnia documental apresentada para realizar sua prestação de contas?. 
Qual foi a unidade laranja utilizada para tal fim? Terá sido a creche Zefa Chole? 
Quem pergunta quer saber!

THALES MARINHO REPRESENTA BEM O PHS EM IPANGUAÇU

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Trabalhando em busca do desenvolvimento de Ipanguaçu.
Nesta semana participamos de audiências na capital do estado buscando parcerias e soluções pra o desenvolvimento de Ipanguaçu. 
Na CONAB foi tratado sobre a distribuição de cestas básicas pra comunidade Quilombola pelo Programa de Abastecimento Social e também A inclusão de Ipanguaçu no Programa de Aquisição de Alimentos(PAA).

Estivemos também na Fundação José Augusto formalizando um convênio pra Secretária de Cultura de Ipanguaçu.
A diretora geral da Fundação José Augusto, Isaura Rosado recebeu nesta quarta-feira (22), o deputado estadual Manoel Cunha Neto “Souza” (PHS), para debater temas relativos às Casas de Cultura Popular, emenda parlamentar destinada para a área cultural e os pleitos dos gestores de Ipanguaçu ligados às atividades culturais no município, como a capacitação da equipe de oficineiros, reativação da Banda de Musica, entre outros.

Participaram da reunião, o Vice Prefeito Dr. Thales Marinho, o Secretário municipal de Cultura e Turismo, Nelson Montenegro e o vereador do PHS, Raí das Pedrinhas e Pedro Neto.


RETROSPECTIVA - FLAHES DA VISITAÇÃO DE DR. THIAGO AS REPARTIÇÕES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO NO DIA DE ONTEM (22)


UMA PARCERIA VITORIOSA

O  tempo foi responsável pela consolidação desta parceria vitoriosa, o empresário Dinarte Diniz no seu perfil insistente chegou em Carnaubais enfrentando todo tipo de adversidade buscando seu espaço politico, até que consagrou-se como liderança sem ter a primazia de alcançar para si o topo do poder. 
Feito conquistado como o grande coadjuvante da belíssima vitória obtida por Dr. Thiago na eleição de outubro passado, colocando sua esposa Marineide como auxiliar desta memorável parceria.
O prefeito atual que há anos militava na politica fazendo este papel secundário de apoiar outros nomes do cenário politico carnaubaense, com o apoio politico do grupo liderado por Dinarte Diniz, ambos estão cada dia mais sintonizados, coesos e fortalecidos para a caminhada de governar em união o município de Carnaubais.

ANIVERSARIANTE DO DIA

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e atividades ao ar livre
Registramos com bastante satisfação a passagem de vida nova alcançada por nosso sobrinho "Denis Roberto Lacerda Cabral". Nossos parabéns com saúde, paz e prosperidade. Ficamos no aguardo da sua vinda á Carnaubais para comemorarmos tão feliz data!

PREFEITO E SECRETÁRIO EXPÕEM PROPOSTAS VISANDO MELHORAR SERVIÇOS DE SAÚDE EM ASSÚ

SA1
SA2
SA3
Imbuídos do desejo de colaborar para que o Assú e a região disponham de uma prestação de serviços de saúde mais eficiente, eficaz e de resultados práticos a bem da sociedade que mais precisa da presença do Poder Público, o prefeito Gustavo Soares e o secretário de Saúde Luís Eduardo participaram na tarde desta quarta, dia 22, de uma reunião na SESAP-Secretaria Estadual de Saúde Pública, em Natal, com técnicos da pasta e a direção geral do HRNIS-Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos.
No encontro, o chefe do Executivo e o auxiliar compartilharam sugestões que poderão realmente contribuir para que o atendimento a saúde possa obter um salto de qualidade à altura do que merece a população local e do Vale. Dr. Gustavo e Luís Eduardo se mostraram plenamente receptivos à tese de parceria em busca de que este objetivo seja alcançado. “Levamos nossa palavra em defesa da união de forças para uma saúde mais dinâmica e humanizada”, disse o prefeito.
Na oportunidade, ganhou consistência a ideia de integração entre o HRNIS e o PSM-Pronto Socorro Municipal para a implantação de uma única Porta de Atendimento. A experiência terá um instante no HRNIS e outro momento no PSM, e será posta em prática após a readequação estrutural que o Hospital se submeterá, com investimento através do projeto RN Sustentável. O secretário Luís Eduardo frisou que também se tratou da logística de tal modelo, além de outros pontos, por exemplo, como se dará a distribuição dos casos de urgência e emergência. “Deixamos claro que nosso propósito é otimizar a saúde do Assú, um dos principais compromissos do governo de Dr. Gustavo”, frisou.
Fotos: Assessoria
Prefeitura Municipal do Assú
Secretaria de Comunicação e Ouvidoria

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Governo participaram de uma reunião para conhecer as políticas públicas desenvolvidas pela EMATER



O Secretário Municipal de Governo o Senhor Gláucio Medeiros e a secretária de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente Umbelina Lopes com a representante da EMATER do município de Itajá Áurea Melo, participaram no dia 20 de março na sede do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assú de uma reunião para conhecer as políticas públicas de assistência aos agricultores.
Na oportunidade a diretora Geral da EMATER 

Cátia Araújo Lopes Munis pediu parceria com os gestores para vencer e fortalecer o trabalho de atendimento aos agricultores no vale do Açu.  
Foi apresentado o plano de estratégias das ações da EMATER para 2017, pelo o técnico da EMATER RN, senhor Ivanaldo Pessoa, explanando as politicas públicas e serviços da ATER- Assistência Técnica e Extensão Rural no Município, para fortalecer a agricultura familiar e desenvolver o fortalecimento rural do estado.

O encontro ensejou aos representantes do município de Itajá um conhecimento mais abrangente das politicas públicas, destinadas ao avanço econômico no gestor rural, contribuindo com a gestão do prefeito Alaor Pessoa.
comunicacao@itaja.rn.gov.br





VICE PREFEITO DE IPANGUAÇU LIDEROU COMITIVA DO PHS EM AUDIÊNCIA COORDENADA PELO O DEPUTADO SOUZA EM VISITA AO IDEMA



Deputado Souza e comitiva Ipanguaçu são recebidos em audiência no Idema.
O diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA), Rondinelle Oliveira, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (21), o deputado Souza (PHS) e comitiva dos municípios de Ipanguaçu.
A audiência foi coordenada pelo parlamentar.
Participaram da reunião, os membros da comitiva de Ipanguaçu, formada pelo Vice Prefeito Dr. Thales Marinho, Secretário municipal de Cultura e Turismo, Nelson Montenegro, Empresário Pedro Neto e o vereador do PHS, Raí das Pedrinhas.
Um dos pontos tratados durante a reunião foi à regularização emergencial da extração de areia, arisco e argila, como também questões ambientais que envolvem o Idema e o município de Ipanguaçu.
A construção de quiosques na área próximo ao Açude de Pataxo. Uma área onde o Idema teria que autorizar pra construção dentro das normas de preservação do meio ambiente.
O município precisa desse material pra melhoria de estradas vicinais e recuperação de locais atingidos pela cheia do rio Pataxo. Na pauta também foi tratado
Esse polo turístico daria maior estrutura aos turistas que visitassem Pataxó, trazendo aquecimento na economia local,gerando renda e emprego pra essa comunidade.

FHC diz que aprovar lista fechada no Congresso ‘cheira a impunidade’

Em um vídeo postado nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (22/3), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) critica a tentativa de os congressistas aprovarem uma reforma política que garanta seus privilégios e os livrem das implicações de eventuais inquéritos no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo FHC, tanto os partidos quanto os políticos estão “mal das pernas” e, por isso, ele não acredita que este seja o momento adequado para se aprovar a tese da lista fechada porque isso pode “cheirar a impunidade”.
“Reforma política viável hoje é aprovar o que já está na Câmara, tem leis importantes já aprovadas pelo Senado”, disse, citando a que proíbe coligação nas eleições de deputados e de vereadores. Ele explica que, por esse princípio, o eleitor vota em um candidato e acaba elegendo outro. “Se dois partidos se coligam, você não sabe em quem está votando, pelo quórum eleitoral. Então, é melhor proibir.”
O ex-presidente continua: “Em segundo lugar, é muito importante também que haja uma lei que diga: olha, um partido que não recebeu x votos em tais números de Estados não vai ter representação na Câmara. Não tem vantagens na Câmara, porque não é partido, tentou ser partido.”
Em uma espécie de ‘mea-culpa’, Fernando Henrique avalia: “Os nossos partidos, hoje, vamos falar com franqueza, vão muito mal das pernas. Os políticos, todos, estamos mal das pernas. Então, não acho que seja o momento de fazermos propostas.” E cita a reforma política em discussão no parlamento, com foco na lista fechada e na anistia à prática de caixa 2.
Ao falar da proposta de lista fechada, o presidente de honra do PSDB diz que a direção do partido é quem vai escolher quem serão o primeiro, segundo e terceiro eleitos e o povo vai votar em partidos. E critica: “Mas o povo nem sabe os nomes dos partidos. Não são partidos, a maioria, são legendas. E mais: não dá para aprovar nada que tenha cheiro de impunidade. Essa é uma lei que tem o objetivo de evitar que a Lava Jato vá adiante, não pode.”
Na avaliação de FHC, quem praticou crimes ou errou deve ser punido e as leis estão aí para isso. “Depende do que fez. Fez corrupção, ganhou dinheiro porque tirou dinheiro da Petrobras ou porque recebeu dinheiro de uma empresa para fazer uma lei a favor desta empresa? É crime de corrupção. E não declarou? É falsidade ideológica”, exemplificou.
No vídeo de cerca de dois minutos, o presidente de honra do PSDB também fala da prática de caixa 2: “Caixa 2 também é crime, mas é outro tipo de crime, está capitulado no Código Penal. Deixa que a Justiça separe o que é caixa 2, o que é crime de corrupção O que pode ser punido com a não eleição e o que vai para a cadeia. Não somos nós, os políticos ou os lideres nacionais, que vão opinar. Quem tem de opinar nessa matéria é a Justiça, nós temos de dar força às instituições porque o Brasil neste momento não acredita mais em quase nada. Então, vamos, pelo menos, fazer com que as instituições valham.”
No início deste mês, em nota divulgada à imprensa, para defender o correligionário Aécio Neves, o ex-presidente relativizou a utilização do caixa 2 nas campanhas eleitorais, destacando que havia diferença entre os recursos recebidos para financiar campanhas políticas – “um erro que precisa ser reparado ou punido”, e os recebido pelos partidos por fora, para enriquecimento pessoal – “crime puro e simples de corrupção”.
Na defesa do senador mineiro, FHC disse que ele não pediu doação de caixa 2 para aliados e que o próprio Marcelo Odebrecht havia declarado que as doações à campanha presidencial tucana de 2014 foram feitas dentro da legalidade.
Correio Braziliense

Blog do BG: 

quarta-feira, março 22

Souza diz que insegurança ganha mais amplitude no Estado


A questão da insegurança é um problema que a cada dia ganha mais amplitude, de acordo com a opinião do deputado Souza (PHS), manifestada em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22).
 
“O Governo do Estado, de certa forma tem-se mantido silente com relação ao problema. Estou cansado de ouvir nas mensagens do governador, que vai ser feito o concurso público para a segurança e sequer temos conhecimento do lançamento do edital desse concurso. Estou cansado de reivindicar por maio de requerimentos, que se tenha reforço policial nas cidades, mas esses requerimentos figuram como meras justificativas formais que damos à população, uma vez que, a cada publicidade de nossas solicitações, renova as esperanças”, afirmou o deputado.
 
Segundo Souza, o povo não consegue compreender efetivamente a existência dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. O povo acha que nós legisladores não resolvemos a questão de segurança por que não nos esforçamos, quando na verdade é o Governador, o poder Executivo que tem que traçar as metas e os planos para combater a insegurança.
 
“Ou levantamos nossas vozes unanimemente para que seja feito algo, ou todos levaremos a culpa pela omissão. A Assembleia tem feito a sua parte, tem contribuído naquilo que pode, mas precisamos levantar a nossa voz. A questão da segurança tem que ser tratada como um plano de ação que envolva Executivo – federal, estadual e municipal – Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e sociedade civil”, afirmou Souza.
 
O deputado disse que ficava entristecido quando via os policiais que foram concursados reivindicarem sua convocação. A verdade é que nem o governo nem o Judiciário, nem o Ministério Público querem a convocação deles.
 
“Vamos dizer a verdade. Se há algum entrave para a realização do concurso público, por que não se discutir isso às claras? E não foi feito concurso para a Educação? E não foi feito processo seletivo para o ITEP?. O concurso é urgente, não há como esperar”, asseverou Souza.
 
O deputado disse ainda que a mera instalação de um caixa eletrônico torna-se motivo de insegurança, nas cidades ditas turísticas, a reclamação é que não se tem dinheiro nos caixas eletrônicos devido à ineficaz política de segurança. Lembrou que os carros fortes estão sendo explodidos.
 
Com relação à sua cidade, Areia Branca, Souza disse temer quererem retomar a política do toque de recolher. “Lá a Policia está orientando o povo a não ficar nas calçadas. Se é assim em Areia Branca, certamente não é muito diferente em Mossoró. Mossoró hoje é a cidade mais violenta do Estado”, acentuou o deputado. 

MARQUE SUA PRESENÇA - VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!


PREFEITURA DE ITAJÁ QUALIFICA SEUS QUADROS PARTICIPANDO DE CAPACITAÇÃO NA CIDADE CURRAIS NOVOS




Equipe de Coordenadoria do Plano Municipal de Saneamento Básico de Itajá participa da II Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico realizada pela UFRN em Currais Novos.
Neste dia 16 de março a Coordenação Do Município de Itajá participa da II conferência Regional do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, realizada pela UFRN, FUNASA e MPRN. 
Esta teve como objetivo construir o Plano Municipal de Saneamento Básico, que será assessorado pelo com o apoio técnico da UFRN. 
Estavam presentes na conferência os representantes das seguintes secretarias: Umbelina Lopes Secretária Municipal de Agricultura Pesca E Meio Ambiente, Inácio Silva representante do setor tributário, Gláucio Medeiros Secretário Municipal do Governo, Sonia Lopes e Ceiça Lopes representando a Secretaria Municipal Ação Social e Anderson Reis Engenheiro do Município.
Esta equipe é responsável pela construção do Plano Municipal De Saneamento Básico de Itajá, da qual estão empenhados na formação para realizar ações de benefício ao desenvolvimento do Município.
comunicacao@itaja.rn.gov.br




DEPUTADO GEORGE SOARES É ELEITO COMO NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO DA ALRN


Após reunião realizada na manhã desta quarta-feira (22), o deputado estadual George Soares (PR) foi eleito, por unanimidade, como o novo presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa do RN (ALRN).
“Agradecemos nossos pares pela confiança. É um desafio que encaramos com muita responsabilidade, assim como foi quando recebemos, no ano passado, a missão de relatar o Orçamento estadual. Faremos o melhor para atender a nossa população, respeitando sempre a administração pública”, ressaltou o parlamentar do PR.
A Comissão de Finanças e Fiscalização é uma das mais importantes da ALRN, sendo responsável pela análise e aprovação do Orçamento Geral do Estado, além de outras matérias com competências tributárias e financeiras.