sábado, fevereiro 24

DOIS CACIQUES ACOSTUMADOS COM GUERRAS

Resultado de imagem para garibaldi e zé agripino
Existe sempre uma primeira vez pra tudo: isto simboliza que ganhar ou perder tem sempre um momento oportuno. 
Como curioso político observando sem contagiamento de paixão por nenhuma das candidaturas postas no atual tabuleiro político, arrisco sempre minha opinião.
Verificando as recentes pesquisas eleitorais anunciadas para o senado federal, onde aparecem dois caciques acostumados com guerras, lutando mais uma vez pela hegemonia de suas tribos. Dizem que Garibaldi Alves permanece favorito a recondução do mandato. Falam que o senador Agripino está sendo ameaçado de perto pela provável candidatura da deputada federal Zenaide Maia que pretende ir para o senado. 
Aí a porca torce o rabo, pra que ela vá pra Brasília é preciso o favorito senador Garibaldi despencar ou o ameçado senador Zé Agripino caia a pique do patamar em que se encontra. 
Em política tudo é possível, menos boi voar. Todavia, baseado nas ameaças resurgentem em anos anteriores, vejo que a queda de um dos dois, não é tão simples quanto se propaga. 
Cada senador deste, tem densidade eleitoral e base de apoio consolidada em todos os municípios do RN.  
Este filme eu já ví, aconteceu com Geraldo Melo quando quiz voltar ao senado, o sindicalista Francisco Urbano foi o espinho agudo no calcanhar de Agripino, vou bem votado como foi também o ex-governador e senador Geraldo Melo, mas na contagem final dos votos os vencedores foram Garibaldi e Agripino. 
O exemplo mais recente aconteceu com a ex-governadora Vilma de Faria, nadou muito e findou morrendo na praia  
A batalha tem variadas estratégias: se fosse coisa fácil de desbancar Garibaldi ou Agripino,quem iria disputar a chance de permanecer seria a senadora Fátima Bezerra. 
Esta por sua vez prefere o desafio do governo do estado, se perder conseguiu enterro de luxo, disputou um cargo maior. 
Ví outro grande exemplo quando Zezito Martins foi senador da república, Geraldo Melo ganhou de João Faustino que era amplo favorito com respaldo do governador Zé Agripino, mas o senador democrata ficou com as duas vagas da senatória, elegendo também o primo Lavoisier Maia. 
Talvez Fátima esteja vendo isto, Garibaldi e Zé Agripino que tem agora o privilégio legal de investirem recursos próprios em suas campanhas  e isto pode  lhes render alguma  concessão.
 Fátima vai governar um estado quebrado e as duas senatórias continuarão sob a batuta da flecha e do tacape do dois caciques.
 É  nisto que a deputada Zenaide Maia tem que pensar... se dançar fica sem mandato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário