terça-feira, fevereiro 20

O MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE PARTICIPA DE UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA A BUSCA ATIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FORA DA ESCOLA.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
 CRAS, reuniram-se para o planejamento do Dia
"D", da Campanha Fora da Escola Não Pode, os profissionais da Educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, Equipe do Criança Feliz, Secretária de Assistência Social, Suly Melo, a Comissão Intersetorial Pró Selo Unicef, COMDICA, o articulador do Selo Unicef no município, o Mobilizador de Jovens Idson Pimentel (Secretaria de Esportes), Assistentes sociais, entre outros participantes. 
No Momento todos foram cadastrados na Plataforma, e baixaram o aplicativo para fazer a Busca Ativa Escolar. A Campanha "Fora da Escola Não Pode", acontecerá amanhã a partir das escolas Urbanas com tenda montada em frente a Câmara Municipal às 8hs. A campanha se estenderá para as Escolas das comunidades rurais nos próximos dias.
O Busca Ativa Escolar é uma plataforma que apoia gestores públicos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
O fluxo da Busca Ativa Escolar funciona assim:
A plataforma mobiliza a rede de profissionais do setor público que atua em campo (assistentes sociais, agentes de saúde, conselheiros tutelares etc.). Esses profissionais identificam as crianças fora da escola e o motivo por que isso acontece, e registram esses alertas no sistema por meio de SMS, aplicativo ou da interface web.
Cada caso é atribuído a um técnico, que vai a campo e faz uma pesquisa aprofundada sobre a criança e sua família.
As informações coletadas são encaminhadas a grupos solucionadores – que atuam para resolver o problema que impede a criança de ir à escola – para que a criança seja (re)matriculada.
Ela será acompanhada durante todo o ano letivo, para garantir sua permanência na sala de aula.
A solução potencializa a articulação das diversas áreas do poder público, pois todos têm acesso à mesma base de dados. Ela permite que o município cruze informações, identifique as maiores demandas, classifique-as por bairro ou faixa etária, consulte os casos em aberto e os solucionados. Assim, os gestores contam com mais subsídios para monitorar e tomar decisões.
O Busca Ativa Escolar foi desenvolvida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), e está alinhada aos objetivos do Fora da Escola Não Pode!, do UNICEF.

Blog do Jacó

Nenhum comentário:

Postar um comentário