segunda-feira, maio 21

Eleições 2018 - PSDB, PR, PP e PSB podem formar coligação com 400 mil votos na proporcional

Partidos caminham juntos para formar coligação proporcional e, consequentemente, também definir juntos apoio a chapa majoritária. Tucanos liderariam o grupo de 4 partidos e nove deputados
Ezequiel Ferreira, Ricardo Motta e George Soares são alguns dos deputados desse grupo candidatos a reeleição
Ezequiel, Ricardo Motta e George Soares são alguns dos deputados desse grupo candidatos a reeleição
As articulações para definição de chapas proporcionais para a eleição deste ano no Rio Grande do Norte ainda tem sido uma pedra no sapato de quase todas as chapas que estão em formação. Curiosamente, os únicos partidos que não têm chapa definida, composto por PSDB, PR, PP e PSB, caminham para formar uma coligação que pode alcançar a marca de 400 mil votos no pleito eleitoral para deputado estadual, considerando apenas as votações que os candidatos à reeleição tiveram na última disputa, em 2014.
A formação desse grupo, para muitos, inclusive, vai muito além de negociações de bastidor. Publicamente, não é segredo que PSB e PSDB caminham juntos desde o início do ano, com pessebistas presentes em eventos tucanos e vice-versa. Nem a condição de pré-candidato ao Governo do vice-governador Fabio Dantas (PSB), tem atrapalhado, até porque nas últimas semanas tem sido reforçada a tese que ele pode desistir disso para disputar outro cargo, como o Senado.
As parcerias entre o PSDB e o PP e o PR também são públicas. Há duas semanas, a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), e o marido dela, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, estiveram em reunião com os tucanos Ezequiel Ferreira (presidente estadual da sigla), Gustavo Carvalho e Larissa Rosado. A pauta do encontro foi a aliança para a proporcional, assim como a reunião ocorrida entre Ezequiel e João Maia, presidente estadual do PR, alguns dias depois.
No caso do PR, inclusive, a coligação ainda é mais clara. João Maia, em entrevistas alguns dias depois, confirmou que os partidos deverão sim caminhar juntos e, aliados na proporcional, discutir quem apoiarão para o Governo do RN. “Tenho entendimento com o presidente do PSDB, o deputado Ezequiel, para ver se fazemos um esforço se PR e PSDB tomam uma decisão conjunta e convence outros partidos em cima de outros projetos. Nós vamos tentar definir a chapa majoritária conjuntamente”, afirmou João Maia.
VOTOS EM 2014
O cálculo de previsão de quase 400 mil votos se baseia na soma das votações que os deputados estaduais dessas siglas (e que são candidatos a reeleição), tiveram em 2014. Ricardo Motta, do PSB, teve 80 mil votos. No PSDB, Ezequiel Ferreira (59,4 mil), Tomba Farias (48,9 mil), Gustavo Carvalho (57,7 mil), Gustavo Fernandes (42,9 mil), José Dias (37,8 mil), Marcia Maia (36,9 mil), Raimundo Fernandes (35,3 mil) e Larissa Rosado (32,8 mil). Há, ainda, os votos de George Soares, do PR, com 38,6 mil. O PP não teve deputados eleitos no último pleito.
Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário