domingo, maio 20

IPANGUAÇU - Assistência Social promove abertura do grupo de gestantes do PAIF

Teve inicio na manhã desta quinta-feira, 17, a Abertura dos Encontros do Grupo de Gestantes do PAIF no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo é atender as gestantes que estão dentro dos critérios do Cadúnico através de um espaço de escuta e convivência social, onde possam compartilhar suas vivências e sentimentos em relação a gestação.
O PAIF tem como propósito apoiar as famílias, contribuindo para a qualidade de vida e promovendo o acesso a direitos. As reuniões com o grupo de gestantes estimula o vínculo da mãe com o bebê antes do nascimento, envolvendo as participantes em rodas de conversas sobre educação, saúde, planejamento familiar, além de visar a redução de vulnerabilidade social das grávidas oportunizando acolhimento e iniciativas de proteção. As ações realizadas no CRAS aproximam todas as gestantes dos projetos psicossociais abordados pela secretaria de assistência social, incentivando a participação delas dentro do debate e esclarecendo dúvidas sobre a transformação do corpo e os momentos antes e depois do parto.
No término do projeto, todas as gestantes envolvidas no grupo terão direito ao kit natalidade, itens de enxoval que devem ajudar as mães no processo do recém nascido durante os seus primeiros meses de vida.  As atividades em torno da prática de convivência e  fortalecimento de vínculos colabora para que assistentes sociais e gestantes mantenham uma boa relação, recebendo acompanhamento das profissionais sempre que necessário, estreitando o papel do pai neste momento de gestação e explicando para o grupo sobre as normativas para adquirir o salário maternidade, certidão de nascimento, como também, recomendando  a presença das gestantes em todos os encontros para não acumular dúvidas e receber orientações de psicólogos e nutricionistas do município para adquirir uma alimentação saudável e uma mente tranquila neste período de  transformações do corpo e desenvolvimento do bebê.
Fonte: Núcleo de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário